Respondendo comentários
Pude conhecer também seu blog, que achei bastante interessante. Mas vamos lá. Discordo de alguns comentários que você fez com relação a minha atuação neste espaço. Meu Blog é um blog opinativo. Meu TCC foi baseado no jornalismo opinativo, e é justamente sobre ele que trabalho. Dessa forma, reservo-me ao direito de expressar minha opinião. Assim como respeito a opinião de todos que me escrevem.
O que você citou lá em cima como sendo uma “queixa de não se poder comentar sobre um candidato que eu apoio”, tratou-se de agressões verbais contra este jornalista e contra uma pessoa, uma autoridade da cidade. Agressões pessoais. E isso eu nunca deixei ocorrer neste espaço.
Com relação ao post em que divulgo o resultado da enquete realizada neste Blog, não vejo nada de mais. Você disse que considera um desrespeito com os demais leitores do meu Blog. Penso que não e vou te explicar por que. O post foi meramente informativo, no sentido em que dou o resultado de uma pesquisa que os eleitores participaram. Da mesma forma como divulguei os resultados das eleições, onde nenhum dos “meus candidatos” saíram vencedores.
Quando você diz que “isso voce tem que concordar comigo, os adversários do Dr. Paulo Neme nunca tiveram uma historia com o povo carente, e mesmo que isso pareça burrice o povo brasileiro é tão carente que quer se sentir afagado, protegido pelo poder que sempre esteve tão longe ao lado só dos corenéis, tática essa usada pelo PT na presidência desse país”, sou obrigado a discordar de você de ponta a ponta. Nem acho que os adversários do Dr. Paulo não tenham história com o povo carente e muito menos que a história dele com o povo carente o faça um prefeito melhor, muito pelo contrário. Com relação ao Governo Federal, volto a discordar, mas isso é uma questão menor, até porque os resultados que o país tem apresentado já lhe são uma boa resposta. Mas respeito sua opinião
Queria comentar também, Messias, sobre uma postagem que você fez em seu Blog, intitulada “Eleições em Lorena”. Ali, você afirma que não pretendia fazer campanha para o seu candidato a prefeito, Dr. Paulo Neme, “mais (sic) ao voltar para minha cidade e ver a noticia estampada na revista Época, acusando o mesmo de pedofilia, me deu gás pra trabalhar para o homem, eu acho que, se o Dr. Paulo for pedófilo, como estão o acusando, porque isso não veio a público antes? E porque os senhores da punidade (sic), já não provaram antes e o prenderam?”
Não havia escrito uma linha sobre o assunto em meu Blog, mas já que as eleições passaram e você tocou no assunto, vou lhe dizer o que penso. Duas das principais bases do jornalismo são a instantaneidade e o interesse público. A reportagem do jornalista Flavio Machado dá a seguinte notícia: “O prefeito acusado de pedofilia”. Para tal afirmação, Machado se baseia em uma denúncia feita pela tia de um garoto de 12 anos, feita na Delegacia de Polícia de Lorena, há dois meses. Não tenho detalhes sobre o fato, mas, como jornalista, entendo que dois meses é um prazo razoável para que o repórter tenha ficado sabendo da denúncia e tenha tido tempo para fazer a apuração dos fatos. Pronto, estabelecida a primeira pilastra (instantaneidade).
Com relação ao segundo ponto, Messias, creio que seja de grande interesse social uma notícia como esta. Num momento em que toda a imprensa do país fala da importância de se analisar a vida pregressa dos candidatos antes de se votar, a notícia de um prefeito que busca a reeleição e que foi acusado de pedofilia é de grande interesse. Era importante que a população soubesse do fato. O que eles iam pensar do fato é outro assunto, tanto é que o povo de Lorena optou por reelegê-lo. Ah, um fato importante quando você questiona o porque desse fato não ter vindo à tona antes, nem de terem prendido o sr. Paulo César Neme, informo-lhe que existe denúncias de pedofilia contra o referido senhor tanto no Ministério Público Estadual quanto na Polícia Federal. Estão, obviamente, sob sigilo.
Meu caro amigo Messias, espero que tenha respondido aos seus questionamentos e gostaria de agradecer a você por sua audiência e ficaria muito feliz de ter você sempre por aqui. Um grande abraço e reitero seu desejo de sorte para nosso município, acho que precisamos muito disso agora.
Hugo é Nogueira Luz.
nogueiraluz@gmail.com
nogueiraluz@gmail.com
Primeiro, parabéns ao Messias por expor seu comentário de forma "não-anônima" e covarde, como muitos fazem ao se expressar via comentários em blogs...
Segundo, parabéns Hugo pela sua capacidade crítica e de defesa de suas idéias.
Terceiro, fui professor do Hugo, seu orientador de TCC, não sou petista e inclusive não tenho simpatia pelas filosofia do partido, mas não posso deixar de explicitar minha opinião favorável à lisura do jornalista Hugo, que sem dúvida é o petista menos fanático que conheço.
Quarto, os blogs são a maior prova de que há liberdade de expressão.
Quinto, um jornalista pode ter opinião e exprimí-la, desde que o faça com ética e lisura profissional. Como acontece neste blog, defendendo aquilo que ele entende ser o melhor para contribir com o desenvolvimento social.
Sexto, obviamente a suposta reportagem publicada na Revista Época foi "plantada", oportunista e com fins eleitorais. Entretanto, o fato deve ser apurado, visto que não é de hoje que tal assunto permeia a pauta das conversas na cidade.
Sétimo, o jornalismo erra muito quando dá prioridade à instantaneidade e não à apuração efetiva das informações.
Oitavo, "tá vendo como eu leio tudo, sempre?"....
Nono, ontem mesmo usei o seu Blog como um bom exemplo para minha aula de webjornalismo.
Décimo, só eu assino o feed do seu Blog, ou seja, sou sua melhor audiência...kkkk
Parabéns e viva a democracia!
Hugo, fico feliz de ter despertado uma pauta nesse blog.
Obrigado pela preocupação em responder minhas dúvidas (questionamentos).
Espero você mais vezes no meu blog, com a assiduidade que passo por aqui, apesar de não deixar meus comentários sempre.
Um abraço...
Messias Venturine
Postar um comentário