Pedro Cunha assume secretaria da Educação em clima de guerra
Publicamos, com um certo atraso, Nota Oficial da Secretaria de Educação de Lorena, sobre a posse do novo Secretário de Educação de Lorena, Pedro Cunha. A notícia da posse do padre católico que está substituindo o ex-secretário Elcio Vieira, já havia sido antecipada em Por Trás das Cortinas.
Pedro Cunha assuma no meio de uma gravde crise, ocasionada ou causa da saída do ex-detentor da pasta. Élcio Vieira, ex-vereador, foi parceiro de primeira hora do prefeito Paulo Neme, e é, talvez, o único secretário que ainda ocupa a mesma pasta, sem interrupções, desde o dia 01 de janeiro de 2004. Lembremos que a Educação é a pasta de maior Orçamento de um município.
O padre católico, Pedro Cunha e o prefeito de Lorena, Paulo Neme.
Élcio foi exonerado pelo prefeito Paulo Neme, PTB, após a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito na Câmara Municipal para investigar possíveis irregularidades na Saúde. Foi a primeira CEI aberta nesse mandato que atingiu diretamente o poder Executivo.
De acordo com informações, o prefeito teria ficado furioso com a assinatura na CEI do presidente da Câmara, Élcio Vieira Jr., seu aliado também, e isso teria ocasionado a demissão do ex-secretário, numa atitude clara de coronelismo e autoritarismo.
Esse fato pode ter causado a maior crise que a gestão, ou melhor, o mandato de Paulo Neme atravessa. A Base de Apoio na Câmara, quase unânime no início do mandato, ruiu. Os vereadores batem cabeça entre si, sem comando e sem objetivos claros, a não ser os que defendem interesses próprios. E o prefeito passa a sentir na pele o peso de ter inimigos que eram aliados e que sabem de detalhes de sua (má) Administração.
Durante a última Sessão de Câmara, dia 01 de março, o presidente Élcio Vieira utilizou-se da prerrogativa ganha com a mudança no Regimento Interno da Câmara, realizado por ele mesmo no início do ano passado, e trouxe à tona uma denúncia contra o prefeito. De acordo com Vieira, Paulo Neme teria desviado aproximadamente R$ 500 mil dos cofres públicos, em uma licitação para a contratação de empresa para a realização de festa na cidade. Mas de acordo com o contratado, que dessa vez não foi o Serginho Capacete, ele nunca realizou o serviço.
Elcinho já esteve em jornais e programas de Rádio na cidade e afirmou que já tem novas denúncias para a próxima Sessão. Não tenho a menor dúvida, pois como eu já disse, ele conhece a Administração por dentro. É, parece que se o prefeito Paulo Neme não fizer nada para reverter uma situação que está sendo construída sob seus olhos imóveis desde o início de seu primeiro mandato, o fim de seu tempo à frente da prefeitura de Lorena pode estar próxima ao fim, bem antes do previsto.
Segue na íntegra a Nota Oficial, assinada pelo "jornalista malabarista" José Aparecido, sobre a posse do novo secretário Pedro Cunha.
O novo Secretário da Educação de Lorena, Padre Pedro Cunha, toma posse nesta quinta-feira, 04/03, às 09h, no Espaço Educacional da Praça da Estação, após a exoneração do Prof. Élcio Vieira. Entre as presenças confirmadas está a do Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos.
Na última segunda-feira, 01/03, durante reunião com gestoras, supervisoras e integrantes do setor de RH, o Prefeito Paulo César Neme elogiou o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário, e disse que a exoneração foi uma ocorrência meramente administrativa necessária à adequação da implantação de novos métodos desenvolvidos pela administração.
Durante o encontro também foram esclarecidas dúvidas sobre falta abonada, falta médica e sobre o cartão de ponto. As gestoras foram orientadas sobre como agir em relação ao ponto dos funcionários, e receberam a planilha com o modelo de como ele deve ser feito.
José Aparecido
Jornalista - Mtb 9302
Secretário Adjunto
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Hugo, como assim???
Cardoso de janela, quem mora em casa de palha não pode por fogo na casa do visinho.
Em clima de guerra... Ninguém melhor que Pe. Pedro, portador da paz. Não conheço o trabalho do Elcio, mas conheço de perto e bem de perto o trabalho de Pe. Pedro. Ele é capacitado para o cargo. Mas como ninguém trabalha sozinho... esperamos que ele tenha apoio. Sozinho ninguém faz nada, né mesmo? Nós cidadãos e cidadãs esperamos sempre que nossos políticos dêem o seu melhor. Até hoje Pe. Pedro só tem feito isto e assim. Abraço. Lourdes Dias.
Boa tarde Lourdes. Infelizmente não comungo de sua opinião. Também acompanhei o trabalho do sr. Pedro Cunha relativamente de perto durante os últimos anos.
Na FATEA, foi diretor de uma Rádio onde o paternalismo e o protecionismo imperavam. Os estudantes, que deveriam estar ali para aprender, eram quem tomavam 98% das decisões e quem fazia a rádio funcionar de fato, sem a presença de alguém consistente.
Depois, parte da "turma" acabou mudando de endereço, para mais próximo ainda do padre e obtendo gordos recursos municipais.
Para resumir, à frente da Secretaria de Assistência Social, não me lembro de ter visto uma atitude consistente e inovadora para a busca da resolução dos graves problemas sociais que assolavam e, como prova da incompetência, continuam assolando a cidade de Lorena.
Neste momento de crise na prefeitura, Pedro Cunha é alçado com a missão de resolver todos os problemas e só aceitou porque estará sob todos os holofotes, coisa que mais ama.
Extrapolo aqui o campo da informação para adentrar na pura e simples opinião.
Mas é isso o que vi e é isso o que penso.
Não entendi, Cardoso, quem está colocando fogo na casa do vizinho.
Obrigado pelas visitas e pela participação.
Att
Hugo N. Luz
Ola
Primeiramente tenho a dizer que admiro muito o Padre Pedro, aprendi muito com seus ensinamentos, sermões e realmente ele é uma pessoa de visão e capacitada mas na minha opinião Padre não deveria se meter em politica, ele não foi ordenado para isso.
Acredito que há pessoas na cidade que são capazes também e se quiserem podem aceitar o "abacaxi" que é ser Secretário em Lorena, da nossa querida cidade de Lorena.
Esta é minha opinião e obrigado pelo espaço.
A escolha foi perfeita, afinal, os dois, o Padre e o Prefeito preferem os jovens.
Cardoso/Hugo nosso amigo de sempre estarei sempre atento e nunca deixarei sem resposta as inverdades. "fogo para muitos apagan-se com agua" mas para Cardosos é fogo com fogo. já fui até "TROPEIRO " na minha longa vida." bate-se na cangalha , para o burro atender". Sei que estarei como sempre te acompanhando.
Não acho que um padre metido em órgãos públicos seja ético,pois esses lugares são sujos de mau caráter e se um padre quer fazer bem então faça dentro de seu ambiente e de graça.Não acho que o padre Cunha seja de bom caráter senão teria ele aceitado?
Mistura perigosa...Igreja e Politica, concordo com o exposto pelo nosso colega Hugo Nogueria, como sempre excelente colocaçao.Padre reza, politico quando é bom administra a coisa publica, quando eh malandro desvia, rouba e mente...
Padre deve realizar o trabalho que foi delegado por Deus. Esse trabalho é a evangelização. Sabe-se que o Sr. Bispo autorizou a ida do Pe. Pedro para a Secretaria.Boa coisa não é! Mistura de politica com igreja só pode dar coisa ruim. Já basta um pastor que está sendo comentado por aí. Eu sou católico e não comungo essa ideia.
apesar de o padre pedro cunha adorar holofotes,tambem concordo com a opiniao de que se fosse prudente nao aceitava o convite,pois o proprio padre ja sabe o que vai ter que enfrentar,agora e esperar e rezar!!! pois se ate o poderoso chefao caiu!!! imagine o padre?
Padre e política é uma excelente combinação, pois cuidar do alimento do corpo e da alma é muito bom. Política é dar o pão a quem quer e precisa dele.
Quanto ao Padre e ao prefeito gostarem de jovens, se for no sentido perjorativo, o anônimo deveria provar isto, mas como é anônimo talvez lhe falte coragem.Falar é fácil, provar é que são elas...
Pe. Pedro adorar holofotes: Nunca coloque sua luz embaixo da cama e nunca enterre seus talentos... a meu ver ele somente coloca seus talentos onde e quando forem necessários, para o bem comum. Ele é muito, mas muito trabalhador e luz é prá iluminar. Ele não adora holofontes, ele é o próprio, ou seja, ele ilumina e somente isto. Abraço fraterno. Lourdes Dias.
Postar um comentário