RSS, um atalho para os longos caminhos da Internet
Qual é seu assunto preferido? Esporte, cultura, política? Hoje em dia há muitas informações sobre todos esses assuntos na Internet. Os grandes portais e os sites específicos não param de publicas notícias sobre tudo o que acontece no mundo. Daí surge um novo problema, que é como buscar tais informações? E alguns estuduiosos apontam que a solução destes problemas é o RSS, sigla de Rich Site Sumary, em português algo como Sumário Rico de Sites. Este é um mecanismo que organiza e envia informações, pré-definidas pelos usuários interessados em determinados assuntos.
Se você prestar a atenção na maioria dos grandes sites, blogs ou portais que visitar, vai ver o que eles chamam de “tijolinho laranja”, geralmente no lado esquerdo, na parte de baixo. Quando achar um site que desperte seu interesse, e que você deseje estar informado quando saírem novas informações, você poderá clicar no RSS e, possuindo um leitor adequado , você irá ser avisado a cada atualização feita. Esse leitor pode ser encontrado nos grandes portais, tais como UOL, Terra, Globo, etc.
Essa é uma forma que os comunicadores da Internet acharam para organizar as informações, já que elas vêm em grandes quantidades, multiplicando-se em escala gigantesca no grande mundo digital. Os internautas começaram a ficar perdidos com tanta informação, no início no grande número de sites. Depois os portais começaram a centralizar todo tipo de informação dentro de seu espaço, o que ajudou muito. Mas mesmo assim, os leitores começaram a se perder dentro da imensidão de assuntos que começou a ser criada dentro deles. Surge agora, então, esse novo mecanismo na busca de facilitar ainda mais para os internautas.
A Internet, assim como qualquer meio de comunicação, tem sua linguagem própria, que precisa ser estudada e utilizada da melhor maneira o possível, para que obtenha a melhor resposta também. E isso é um caminhar. Essa nova mídia oferece aos seus usuários um leque muito grande de opções. Esperamos que o RSS chegue para facilitar ainda mais a utilização desse leque.
Postar um comentário