Raul é o presidente, como se esperava
Raul Castro foi eleito o novo presidente de Cuba, como já era esperado e, até mesmo, noticiado Por Trás das Cortinas. Como já era esperado também, as coisas não devem ter grandes mudanças na ílha. Mas elas devem vir, sem dúvida.
Assim como o Brasil da ditadura militar teve um período de transição, Raul deve fazer isso em Cuba. Tanto ele quanto Fidel já perceberam que não é mais possível manter o Regime como eles se encontra atualmente. O imperialismo capitalista dominou o mundo de tal forma, que é impossível continuar vivendo isoladamente, mesmo que sob uma ótica socialista.
Raul irá fazer mudanças, assim como já queria ter feito quando assumiu o poder interinamente. Mas a figura de Fidel o impedia de promovê-las. Agora Fidel ainda tem forte influência, mas Raul é quem manda, pelo menos oficialmente. Isso lhe dará certa autonomia, que não tinha antes.
O Regime não pode se manter com um povo miserável, e é isso que está acontecendo em Cuba. A mudança está vindo, lenta, porém vindo. Cuba agora é uma incógnita, mas como sempre deverá ser um exemplo.
Postar um comentário