Tropa de Elite ganha Festival de Berlim
O filme Tropa de Elite foi ganhou o prêmio de melhor filme no Ferstival de Berlim, recebendo o Urso de Ouro. O diretor do filme, José Padilha, afirmou que essa vitória é a vitória de todos os cineatas comprometidos com o país.
Sem dúvida nenhuma o filme criou uma grande polêmica em todo o país, já que trouxe cenas fortes e violentas, mostrando que realmente ocorre nas favelas do Brasil. Isso levou algumas pessoas a afirmarem que o filme estaria incentivando a violência para combater a violência.
Eu creio que trata-se de um grande filme, de um diretor competente, com atores cujo profissionalismo e seriedade já foram comprovadas. Isso em si seria o suficiente para colocá-lo na disputa por este prêmio.
Mas penso que que a obra de José Padilha tem algo além disso. Ela tem, realmente, um compromisso com a sociedade. Aliás, contra a sociedade. Contra aquilo que a sociedade finge não existir. O filme rompe com verdades que nós fingimos não ver:
1) A violência atinge níveis inimagináveis em nosso país. As organizações criminosas são, de fato, organizadas.
2) Existe sim tortura nas favelas e delegacias do Brasil. Seria uma incoerência se eu achasse que isso está certo, já que condeno o que aconteceu sob o regime militar no Brasil, mas a tortura de fato existe.
3) Quem compra drogas financia o tráfico, e o tráfico, hoje em dia, financia muitas outras coisas no Brasil, mas, sobretudo, financia o crime e muita roubalheira.
Isso feriu a classe média e a classe alta. Eles perceberam o que o simples baseado de seus filhos pode causar. Perceberam que o buraco é mais embaixo, e que se um dia seus filhinhos caírem nas mãos de políciais, eles serão tratados como bandidos, que é o que realmente são, mesmo que de forma indireta.
A mim cabe parabenizar o excelente trabalho reaalizado por Padilha e CIA.
É, mesmo causando polêmica no exterior, principalmente na Alemanha, onde Padilha foi receber o prêmio com parte do elenco do filme, "Tropa de Elite" conseguiu mostrar que a realidade é essa, eles gostem ou não. Mesmo porque, tentar esconder e querer mostrar que o mundo é cor de rosa como a alta sociedade na maioria das vezes tenta pregar é pura ignorâcia e ilusão.
Fácil é viver sem se incomodar com os problemas dos outros.
- Sr. Jornalista, o blog está Bom mesmo, Parabéns -
Postar um comentário