7 de março de 2008

Espanha expulsa brasileiros

Trinta brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha hoje, de acordo com o Portal UOL. E, ao que parece, isso é mais comum do que parece.
Só no mês passado, 452 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha. O Ministério das Relações Exteriores acionou imediatamente a Embaixada Espanhola no Brasil para cobrar explicações e, após longa conversa, o Itamaraty se posicionou no sentido de que o Governo Brasileiro pode vir a agir da mesma forma, ou seja, negar a entrada de espanhóis no país.
De acordo com informações do Governo Espanhol, as entradas foram negadas levando-se em conta regras da União Européia, já que existe um acordo no país que permite a locomoção de pessoas no continente. São exigidos passagem de ida e volta, dinheiro o suficiente para se manter, comprovante de cursos para estudantes, entre outros.
Essa é uma realidade que estamos presenciando cada vez mais freqüentemente com brasileiros por parte de países europeus. A Inglaterra tem feito um verdadeiro terrorismo na entrada daquele país. Isso ocorre porque esses países não exigem visto prévio de entrada, mas se resguardam ao direito de simplesmente não aceitar algum imigrante ou mesmo turista quando este estiver já em seu solo.
Os países da Europa possuem um grave problemas há décadas. Problema este que começa a nos preocupar também. A Previdência Social. Há muito tempo que existe uma forte campanha de controle de natalidade na Europa. Com isso, a população se tornou envelhecida, existem mais idosos do que jovens. Isso resulta em mais beneficiários do que contribuintes com a previdência. E se não há quem pague, da onde vai sair o dinheiro para pagar as aposentadorias?
Nas décadas de 80 e 90 houve uma grande imigração de africanos para a Europa, justamente em busca de trabalho, já que havia uma procura de mão de obra mais simples. Mas as coisas não são tão simples. Isso gerou um sentimento de xenofobia em grande parte dos europeus mais jovens, que sentiram seus empregos ameaçados pelos estrangeiros.
Parece que o que estamos vendo agora é uma repetição desta situação, só que agora o alvo somos nós, sul-americanos. Vamos acompanhar para ver até onde isso vai dar.
Clique aqui e leia a matéria publicada no UOL.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.