5 de abril de 2008

Deram voz aos negros....

Desde o início das prévias americanas, esta eleição tem-se mostrado com características ímpares, aparecendo como um verdadeiro divisor de águas para quem nos USA. Mas agora algo que deveria ser absolutamente óbvio passa a ser notório: pela primeira vez a maioria do povo é foco dos candidatos. Os negros estão sendo visados como nunca se viu.
Ontem, 04 de abril, fez 40 anos da morte de uma das figuras mais importantes do século XX: Martin Luther King, um dos maiores líderes existentes. Pacifista, mobilizou parte da população americana e chamou a atenção do mundo para uma importante questão: o racismo e a discriminação que os negros sofriam no início da segunda metade do século passado.
O fato é que os negros são maioria nos Estados Unidos. Mas nunca foram levados em consideração, ainda mais em uma disputa eleitoral. Agora as coisas são diferentes. Obama trás esperança a eles, mesmo que ela seja discutível.
E isso tornou-se notável ontem, quando os dois maiores oponentes de Obama, Hilary, que disputa a indicação com Barack para as eleições, e John McCain, indicado pelo Partido Republicano, estiverem presente em Memphis, cidade onde Luther King foi morto, fazendo discursos, apoiando e prometendo muito à causa negra.
É, parece que as coisas estão mudando....

Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que é possível ter um sonho...
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.