23 de abril de 2008

Lula e seu terceiro mandato



“Se perguntar aos brasileiros o que é que eles desejam, eu creio que a resposta será: desejamos que o Lula continue por mais tempo”. Essa frase foi dita pelo vice-presidente do Brasil, José Alencar, ontem, quando indagado sobre a possibilidade de um terceiro mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Eu creio que o PT e, mais do que o Partido em si, Lula trouxeram avanços inegáveis ao país. Se a economia vai bem hoje, se o Brasil está estável neste cenário de instabilidade em que o mundo se encontra, muito se deve à nova política implantada nos últimos anos. Política esta que só deu certo porque se baseou na visão e fortalecimento da economia interna.
A matemática é simples:

Investimento no social + fortalecimento da indústria nacional + queda nos juros =
Aumento da circulação da riqueza interna e crescimento do país

Eu acho que o PT fez, sim, bem ao Brasil e poderia aqui enumerar mais n razões para isso. Mas a questão não é essa.

Eu realmente penso que numa eventual nova disputa as chances de Lula sair vencedor são grandes. Isso quer dizer que ele deva governar o País por mais quatro anos, certo?
Não, não acho. Mas como, você me perguntará. Não vivemos numa democracia. Demo = povo. Cracia = poder. Poder nas mãos do povo. Se o povo quer Lula, que Lula governe.
Mas um dos princípios básicos da democracia presidencialista/parlamentarista que nos rege é a alternância do Poder. Isso é imprescindível para que a democracia se faça. Se o povo quer Lula por tempo indeterminado, então viveríamos num Regime Ditatorial. O que não acho que seja, necessariamente, ruim. Mas não é o caso.

Eleição virou mercado. Mandato, emprego. Não pense você que estamos falando dos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidentes que elegemos não. Existe muito mais por trás disso. Em muitos casos, existe uma máfia.

E um dos fatores que mais contribuem para isso é a reeleição, que Lula tanto abominava, corretamente. Os partidos ganham uma eleição pensando em fazer o possível para ganhar a outra. E assim a coisa gira. O compromisso deixa de ser com o povo e passar a ser com o partido.

Mas penso que Lula, que já se manifestou contrário a idéia do terceiro mandato (embora eu reconheça que isso não pode ser levado tão a sério), e que é um grande político e estadista de visão, irá acabar com essa história de uma vez por todas. Acima de tudo, ele é um ser humano, e sabe que as pressões que um Chefe de Estado sofre são muito fortes. Lula sabe também que mais um mandato poderia trazer desgastes tanto para ele quanto para o PT.

Não há como prever o que vai acontecer, como faz meu Colunista Cabeça, mas acho que as coisas vão ser mais ou menos por aí.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e ainda que "a participação popular é a única capaz de legitimar a democracia (Frei Beto) .
nogueiraluz@gmail.com

5 comentários:

Marianna Sobrinho 13:57  
Este comentário foi removido pelo autor.
Marianna Sobrinho 14:02  

com certeza a participação popular é o que mais falta creio eu. Mas é sim a arma contra as diferenças e injustiças sociais.
Acho que ninguém passa por governante de um país sem deixar soluções e problemas, acho que até agora nenhum deles foi "perfeito". mas se essa perfeição realmente existir não vai ser mantendo uma mesma pessoa décadas no poder é que ela vai ser alcançada. Acho sim que a política de Lula trouxe resultados, mas acho que como você mesmo disse mais quatro anos dele no governo trariam desgastes.
enfim, se sabemos e temos consciência do círculo vicioso que os partidos fazem se mantendo(ou pelo menos tentando se manter) no poder, voltamos a necessidade dessa participação popular. Como esses dias discutíamos na aula, se as leis são feitas para favorecer uma minoria, a maioria deve pelo menos procurar se defender e mudar isso.
como é mesmo que se diz? VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS!
é isso ai...

Anônimo,  12:47  

Bom primeiramente vivemos em um regime ´´Presidencialista´´ o que acarreta muitas negociatas, veja o caso da releição do FH, feita nas ultimas horas passando por cima de tudo e todos.Quero acreditar no Lula quando ele diz que a demacracia tem que ser respeitada.Me lembro que o Sergio Motta tinha um plano de 25 anos de poder, me pergunto qual seria o plano de Zé Dirceu o homem que realmente manda no PT.

Anônimo,  23:19  

Nosso regime realmente é presidencialista/parlamentarista. Comi o principal que é o presidencialista. Mas cuidado, não é é só presidencialista,mas também parlamentarista. Isso foi votado no referendo de 1994, se não me falha a memória.
Quanto ao Zé Dirceu mandar no PT, é seu direito pensar isso.Eu não concordo, mas estamos em uma democracia...
Obrigado pela colaboração. Só gostaria de saber quem é você.
Um abraço

Anônimo,  00:58  

apesar de todas as criticas que eu poderia fazer, eu vim aqui falar de uma corrente economica bacana que pensa nesse sentido - sentido de que é o poder de fato o formador de instituçoes economicas e politicas que farao gerar ou nao desenvolvimento economica a um país. o que diferencia os paises ricos dos pobres é justamente quem representa na verdade (nao apenas na teoria) esse poder politico de fato, uma elite ou uma democracia.
como eu sei que vc gosta dessas cosias...achei interessante comentar!

  ©Template by Dicas Blogger.