6 de maio de 2008

MP pede fechamento de ONG que atende Fundo do Vale

O Ministério Público Estadual está investigando o CENAP(Centro de Apoio às Pessoas Carentes de Taubaté), tendo pedido seu fechamento, por suspeita de uso irregular de dinheiro.
O CENAP é uma entidade conhecida na região do Fundo do Vale, fazendo solicitações de doações através de telefonemas. De acordo com os funcionários da entidade, em Lorena eram atendidas famílias do Bairro Novo Horizonte, um dos mais carentes da cidade. Eles informavam ainda que não havia sede nas cidades onde as doações eram feitas, havendo apenas uma casa em Taubaté, de onde as doações eram enviadas.
De acordo com informações do Ministério Público, menos de 1% do dinheiro arrecado pela ONG era utilizado com as doações.
“Constatamos fraude contra a economia popular. Quando chegamos lá, constatamos que nem cesta básica eles tinham, apenas algumas latas de leite em pó. Era uma entidade que não tinha nenhuma comprovação de destinação social das suas finalidades estatutárias”, explica o promotor Antônio Carlos Ozório.
Hoje em dia muitas pessoas buscam ajudar entidades, mas como não têm tempo, muitas delas preferem fazer a doação através de entidades. É preciso tomar cuidado, pois podem estar sustentando bandidos mesmo agindo de boa fé.
“A população precisa dar o dinheiro, mas também fiscalizar e conhecer as entidades. Saber se elas estão destinando as doações às práticas estatutárias”, alerta Antônio Carlos Ozório.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e chegou a fazer doações ao CENAP, mas parou por desconfianças.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.