Políticos: Valeparaibano denuncia, PF e MP vão em cima

O Jornal Valeparaibano tem denunciado várias irregularidades cometidas por políticos, que antes seriam aceitas pela população. Há cerca de dois meses as capas dos jornais foram tomadas, durante uma semana, por denúncias, como por exemplo um vereador de São José que havia dado cópias de sua cota na Câmara para uma instituição de caridade. O vereador devolveu o dinheiro aos cofres públicos: R$ 18,00. Isso mesmo, dezoito reais. Mas dezoito reais do dinheiro público. Certíssimo.
Outro vereador foi flagrado mantendo seus assessores, pagos com dinheiro público, trabalhando em seus negócios particulares. Ganhou capa do Vale. Mas o que mais marcou, na minha opinião, foi uma manchete em que o Jornal denunciava que o Prefeito de São José, Eduardo Cury, PSDB, teria se reunido com membros de partidos da cidade para conversar sobre coligações para a campanha, em que ele será candidato à reeleição.
Nenhum problema, se essas reuniões não tivessem sido feitas no Palácio do Paço, sede do governo joseense. Em outros tempos isso não seria nem notícia. Prefeitos faziam o que queriam. Mas ganhou manchete e repercussão regional. Na verdade, ganhou mais do que isso. O mesmo Jornal informa hoje que, depois da denúncia, a Polícia Federal resolveu investigar as tais denúncias.
No mesmo dia, ou melhor, na mesma capa, o Jornal informa que o Ministério Público denunciou o prefeito e o pré-candidato do PT à prefeitura de Jacareí por fazerem propaganda antecipada em inaugurações de obras na cidade. Coisa antes muito pouco provável.
Acho que a mídia está dando uma forcinha a esta pressão social. É preciso que as pessoas tenham mais consciência. É preciso que a idéia do “rouba, mas faz” acabe. A política precisa ser feita de pessoas que gostam disso e que tenham uma contribuição a fazer. Políticos natos e não políticos profissionais. A corrupção vai acabar quando a população valorizar seu voto. Enquanto isso, que tenhamos pessoas corajosas como o , e lugar de político ladrão pode até não ser na cadeia (não agora), mas também não é nos palanques.
Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que é possível uma sociedade mais justa.
nogueiraluz@gmail.com
ei hugo!
até concordo com vc!
mas... as pessoas só não terão a idéia do "rouba, mas faz" quando verem políticos fazendo ações populistas e cometer praticas ilícitas... como isso nunca foi visto (se foi visto nunca foi observado com a devida atenção, pois a mídia se preocupa com as demais coisas e a população é manipulável por ela) ... as pessoas se acostumam a preferir o "rouba, mas faz".. pelo menos há uma ressalva na assertiva! rs
Postar um comentário