12 de agosto de 2008

Número de menores detidos cresce só no Vale

O Jornal Vale Paraibano de hoje traz uma série de más notícias para os moradores do Vale do Paraíba, tendo destaque para a cidade de Lorena.

Para começar, um garoto de 11 anos foi assassinado por outro, de 14, em Pindamonhangaba. De acordo com a Polícia, L.S.S. estava empinando pipa no final de semana quando sua pipa caiu dentro da Escola Estadual Professora Ivone Nogueira de Azevedo. L. entrou na escola e teria flagrado o menor E.G.S. tentando furtar alguns objetos, além de estar consumindo álcool no local.
Por ter medo de ser denunciado à polícia, E. estrangulou L. com uma mangueira plástica que havia no local. A polícia localizou o corpo e, através de denúncias, prendeu E., que possui passagem pela polícia por furto e roubo.

Já em Lorena, um jovem de 18 anos foi preso com 314 gramas de maconha, 94 pedras de cocaína e 62 pedras de crack, no bairro Santo Antonio. Além disso, um casal foi preso por ter furtado uma cesta básica no Bairro da Cruz.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de menores detidos cresceu 18% no Vale do Paraíba. Entre janeiro e junho foram presos 460 crianças e adolescentes no Vale.

O que mais impressiona é que, no Estado de São Paulo, houve redução no número de prisão de menores em 9,77%. E você sabe qual é a maior razão deste aumento, de acordo com as autoridades? O tráfico de drogas.

O delegado da Delegacia de Infância e Juventude de São José dos Campos, Aílton Valias Borges, afirmou que “o problema é o tráfico, está aliciando menores que querem dinheiro rápido, vivem uma ilusão. Precisa haver investimento em educação”.

Aí está a raiz (ou salvação) do problema da violência. Os jovens não vêm mais outra possibilidade de futuro, senão o tráfico de drogas e o crime. Muitos, por sinal, se tornam viciados nas drogas e acabam se tornando criminosos para sustentar seu vício. Gera-se um ciclo vicioso, que a sociedade tem que dar um basta. Um bom começo é votando bem nas eleições. Temos que pensar que os políticos que desviam dinheiro de qualquer área, mas sobretudo da educação, estão “acabando” com várias vidas, no sentido em que estão deixando de dar a elas a possibilidade de ascensão, de mudar de vida, de ter um futuro digno.

No momento em que digitamos dois números na urna, não estamos apenas decidindo o futuro de nossa cidade pelos próximos quatro anos, mas sim estamos apostando no futuro de toda uma geração, como diria um amigo meu. Pensemos, então.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que o porte de drogas deveria ser punido da mesma forma que o tráfico.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.