A verdadeira função do vereador

Mas vamos falar de uma realidade que está próxima de cada um de nós: uma Câmara Municipal. Em uma cidade, tanto prefeito quanto os vereadores têm funções específicas. O prefeito deve cuidar do bem estar social da população, cuidar do entretenimento, ajudar no social, com cestas básicas e recursos quando é necessário, as coisas práticas da cidade.
Já o vereador deve estudar, e muito (por isso a necessidade de ser uma pessoa bem formada, e, acima de tudo, equilibrada, para buscar soluções para a comunidade), criar projetos para a cidade, auxiliando o Executivo a ter atitudes práticas, e, principalmente, fiscalizando, trabalhando como um fiscal do povo.
Daí você me pergunta: quer dizer que o vereador serve só para criticar? E eu vou responder que não, mas que é impossível um governo que só acerte. E quando ele cometer erros, por má ou boa fé, é necessário que o vereador esteja lá para auxiliá-lo. Além disso, os Poderes devem ser independentes, ou seja, o Legislativo ter independência para fiscalizar o Executivo e vice versa.
Mas não é isso o que geralmente acontece em nosso país. Geralmente os prefeitos “compram” o apoio dos vereadores, para que possa fazer passar os projetos que quiser e também para que a fiscalização, tão importante, não seja tão efetiva. E, para mostrar isso, eu te perguntou: será que existem governos tão bons que só mereçam elogios para que muitos vereadores os defendam acima de tudo e, mesmo antes de saber o que está acontecendo? Acho bem difícil, mas é isso o que acontece em muitas cidades e muitas Câmaras Municipais. E o problema é quando se têm vereadores não tão preparados nem equilibrados para fazer uma defesa calma, ponderada, analisar e aceitar possíveis defeitos, pois como foi dito, ninguém é perfeito.
Mas o fato é que fazer oposição ao Poder é complicado. Não é simples, afinal, se você não tem propostas reais, não tem uma linha a seguir, você, um verea

Mas o que o povo precisa saber é que esse político, neste caso vereador, traz mais prejuízos do que benefícios para a população. Porque o que ele faz, como foi dito, é dever do prefeito, e ele está ali para outras funções. Mas o povo ainda é um pouco atrasado neste sentido. Entretanto, tenho fé que as coisas vão mudar e vamos abolir esse tipo de político de nossa sociedade.
Estamos falando de um tema considerado por muitos “chato”, mas espero ter a compreensão dos nossos leitores, devido a sua importância. Gostaria de agradecer também a audiência dos nossos colegas da Câmara de Lorena, que a cada dia têm demonstrado atenção e carinho aos nosso textos.
Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que é possível uma sociedade mais justa.
nogueiraluz@gmail.com
Aceitando a sugestões de leitores, liberamos os comentários sem moderação. Mas esse artigo recebeu dois comentários que ofendiam dois candidatos a prefeito da cidade de Lorena. Uma ofensa política, que poderia ter sido mantida e uma ofensa pessoal, que não podemos aceitar em hipótese alguma.
Mas o pior é que ambos comentários foram deixados por "anônimos", ou seja, o autor não teve a coragem de assinar. Se isso tivesse sido feito, com nome e e-mail para possíveis cobranças, os dois comentários teriam ficado. Como não foi feito, tomei a liberdade de voltar a me tornar um moderador deste espaço que existe para a discussão, mas de forma justa.
Conto com a compreensão.
Atenciosamento, Hugo N. Luz
Caro amigo Hugo Luz quero ser solidario com vc é impossivel que atidudes como a de ontem, que o Vereador Totô fez contra vc sejam aceitas.Vivemos em um momento de liberdade e democracia é muito sutil que ele tenha vestido a carabuça já que no seu artigo não fez menção nenhuma a pessoa dele.Tá certo que o cara gosta de aparecer em tudo mais sinceramente querer pautar os outros,para tentar ser lembrado é demais fique tranquilo amigo as urnas irão mostrar quem são os verdadeiros canalhas grande abraço.
Caros amigos nesta segunda dia 4 durante a sessão de Câmara Hugo Luz foi brutalmente agredido pelo vereador Tonto, tudo porque ele não gostou de um artigo do blog incrivel não.Temos que ter equilibrio na hora de nossa escolha pois chega de pessoas desiquilibradas com mandato que se sentem o dono da cidade e da verdade.Chega de politico que usam as pessoas e as entidades para se promover, chega de baixaria e de guardenal nossa cidade merece representante digno a vc Hugo Luz nosso abraço e nossa solidariedade.
Acredito que foi uma infelicidade o vereador Toto ter lembrado o assunto das doações.
O que o editor deste blog fez na época, foi noticiar que se houvessem as doações, os vereadores favoráveis deveriam - e não iriam - perder os direitos políticos (conforme a resolução do TSE). Tanto que, depois da aprovação na câmara, o juiz eleitoral local solicitou a ata daquela sessão para análise.
O juiz decidiu arquivar o processo e assim os vereadores permanecem tranqüilos, pelo menos com relação a esse caso. Só que preferem atacar os que cumpriram a lei e não se deixaram levar pelo emocional, fazendo crer que estavam ao lado das entidades.
Fato é que até hoje não se teve vontade, competência, interesse, ou sei lá o que para colocar o repasse às entidades que - diga-se de passagem tão bem fazem para Lorena - no orçamento do município. Parece cômodo que a cada ano elas venham em busca da verba, a salvação da lavoura.
Como as eleições se aproximam, lembrar que se está ao lado do povo repassando o "pão" é comum.
Incomum, e de bom senso naquele perído, era cumprir a lei. A meu ver isso foi para os corajosos.
Postar um comentário