6 de janeiro de 2009

E começa o ano político

Por Trás das Cortinas tirou férias. Pelo menos das páginas da internet. Mas o mundo não pára, nem Lorena. Ainda mais em ano de novos mandatos. Vamos começar pelas notícias políticas, que sempre foram o “forte” deste site. Mais a frente irei dizer o porque.
Mas no dia 01 de janeiro, os sete novos vereadores e os três reeleitos, bem como o novo vice-prefeito e o prefeito reeleito de Lorena tomaram posse de seus novos mandatos, no Auditório do Colégio São Joaquim, tradicional recinto de tão importante evento para os próximos quatro anos da cidade. (Veja aqui a lista dos eleitos em 5 de outubro).
A população de Lorena demonstrou algo muito importante com o resultado dos dois últimos pleitos eleitorais. Para quem não se lembra, na eleição de 2004 apenas dois dos 17 vereadores foram reeleitos: Coelho (PT) e Vaguinho (antigo PL, atual PR). Oito novos vereadores assumiram. Pois bem, desses 10, apenas três ganharam o direito de sentar-se em uma cadeira na Câmara Municipal, sendo que Coelho e Vaguinho não estão entre eles. (Foto: Élcio Vieira Júnior é diplomado)
Sinal de que há algo errado? Pode ser. E as mudanças vão dar certo? Pode ser, também. O fato é que os três vereadores reeleitos passaram pelo crivo do primeiro mandato, ou seja, representaram uma mudança ao assumir em 2005 seus primeiros mandatos. Dos três, dois (Galão, PMDB, e Toto, PTB?) foram membros da base aliada do prefeito 100% do tempo. Marcelinho, ex-PDT, atual PSDB, foi membro da base por cerca de três anos, rompendo com o prefeito e com seus assessores no último ano, tendo sido candidato, inclusive, com um candidato a prefeito de oposição.
Mas falemos sobre a nova Câmara. Dos sete eleitos, um dois já haviam sido vereador, Zé Carlos, PDT, e Dr. Martinho, PSB, também ex-candidato a prefeito da cidade. Um, ou melhor, uma, tem um histórico na política. Dra. Lorane Bustamante, PTB, é esposa do ex-vereador, ex-presidente da Câmara e atual vice-prefeito, Dr. Marcelo Bustamante, PTB.
Élcio Vieira Júnior,PV, o novo presidente da Câmara, tem a política em sua vida desde sempre. Seu pai, o professor Élcio Vieira, foi vereador em Lorena por inúmeros mandatos, candidato a prefeito pelo PT e atual Secretário de Educação do Município. O próprio ‘Elcinho’, como é conhecido, é Procurador da cidade de Caçapava, tendo ocupado o cargo de Secretário de Negócios Jurídicos de Lorena no primeiro mandado do Dr. Paulo Neme.
Os demais são promessas. Mafú, PV, e Rogerinho, PDT, nem sequer haviam sido candidatos anteriormente, tendo conseguido a proeza de serem eleitos numa primeira eleição. Isso não quer dizer que sejam ruins, somente que vão começar a mostrar quais são suas bandeiras e como serão suas atuações a partir de agora. Chiquinho Carteiro foi, nas eleições de 2004, o que chamamos de ‘fenômeno’. Em sua primeira eleição deixou para trás muitos ‘peixes grandes’, não sendo eleito por questões partidárias. Agora mostrou que não foi sorte, mas também não dá pra saber o que esperar dele. (Foto: o novo vice-presidente, Mafu)
Élcio Vieira Júnior conseguiu o improvável. Tirou a presidência das mãos de Galão Aquino, o ex-presidente e vereador mais votado da cidade com, acredite, mais de 2.600 votos. Elcinho se mostrou ‘habilidoso’ ao extremo, obtendo sete dos dez votos para presidente da Câmara.
Dessa forma, formou-se a seguinte Mesa Diretora:
Élcio Júnior – Presidente
Mafú – Vice-presidente
Rogerinho 100% - 1º Secretário
Galão Aquino – 2º Secretário.
Foram candidatos ainda Zé Carlos, tendo obtido seu voto e Dr. Martinho que recebeu dois votos: o dele próprio e do vereador Toto. Cabe aí um parênteses. Não pude participar da Sessão Solene de Posse em razão de um compromisso familiar, mas uma fonte presente me contou, e os ‘cientistas políticos’ da cidade confirmaram que houve um evento pitoresco que demonstra como serão as relações da Câmara e da Prefeitura.
Ao votar em Martinho e não em Elcinho, o vereador Tonto foi contra o determinação do Prefeito, já que Martinho também é, em tese, oposição. Diz que lá mesmo, no alto do auditório, o Prefeito Dr. Paulo Neme, que também é o presidente do PTB na cidade, expulsou o vereador do partido. De acordo com essa fonte, teriam havido algumas ofensas, mas como não provas....
As Sessões de Câmara se iniciam em fevereiro, e posso garantir que estou ansioso para ver como serão. Vamos aguardar. Para quem quiser acompanhar, é só acessar o site http://www.cmlorena.com.br/, assistir ao vivo, torcendo, é claro, para que o novo presidente aumente o pacote, que antes só permitia que aproximadamente 30 pessoas acompanhassem a Sessão, de acordo com informações da equipe técnica.

Hugo Nogueira Luz é, mais do que nunca, jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

3 comentários:

Anônimo,  12:09  

'2009' começa mais uma batalha em pró do povo (Lorenense) , (se não é assim deveria ser , porque o povo votou e agora quer resposta , limpeza da cidade que está imunda por lixos e lamas , se a (situação) não resolver ,vamos ver a oposição , que são cinco , (se não é deveria ser) mas o povo soflido quer resposta , não comodismo e espera que o executivo faça o melhor para a cidade , preveninda enxentes, doenças calamidades etc, então chiquinho , rogerinho,zé Carlos , Martinho, Toto e tambem os da situação Elcinho, Mafu , Lorane , Marcelinho, Mafú.

busquesantidade 12:37  

Como cidadã lorenense que sou, nunca critico as decisões do povo, mesmo sabendo que nem sempre as decisões dele são as decisões de Deus. Penso muito em verdadeira falta de opção mesmo. Coloco aqui em casa o porque de meu marido ou filhos não serem candidatos a nada, já que reclamam do que aqui está. Penso que se entramos num estado de acomodação e se alguns tem a coragem de colocar o rosto para que os outros batam, então não temos o direito aqui em casa, pelo menos, de reclamar.
Penso que temos pessoas capacitadíssimas para os cargos políticos, mas se a janela deles for de vidro, com certeza preferem jogar pedras nas janelas dos outros, concorda? Ensino aqui em casa que se algo não estiver bem, devemos ser nós a irmos na frente e tentarmos mudar. Mudar sempre para melhor.
Deus o abençõe. Lourdes Dias

Anônimo,  19:09  

O comentário que faço é para alertar a população com referência ao IPTU de 2010. Não se deixem enganar, este desconto de 50% não acontecerá para o ano vindouro e assim, pagando o IPTU com desconto o contribuinte faz aceitação tácita, ou seja, aceita que o valor lançado a título de IPTU no carnê de 2010 está correto, ou seja, para 2011 - além do contribuinte pagar o valor integral lançado em 2010, estará ainda sofrendo a atualização dos indíces inflacionários, oq eu onerará em muito o contribuinte. JB

  ©Template by Dicas Blogger.