Matando a saudade
Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".
Matando as saudades de escrever e de ler, recebi essa frase por e-mail e resolvi escrever algo. Não que eu seja nem pretenda ser um expert em economia (talvez um dia), mas nenhuma palavra sobre a crise não dá.
Marx dizia também que o capitalismo é cíclico e que deveria conviver com as crises, que são o que vai levar a outras formas de e ganhar dinheiro e acumular e isso levará a outras crises e assim por diante.
E ela vai passar. Alguns acham que dentro de poucos meses, outros, em um ano. Creio que em alguns meses, nem poucos nem muitos, alguns.
Duas notícias de "bastidores" (nem tanto assim, só ouvi no rádio, que é o que tem me restado): Mitsubishi pretende trazer uma grande fábrica para o Brasil (central de distribuição da América Latina), em busca de reduzir gastos e o Itaú-Unibanco, depois da união, contabilizaram um lucro de 7,8 bilhão em 2008.
Por enquanto é só, porque a Lan só me permite isso, e tenho que voltar ao trabalho (de verdade, dessa vez). Segunda as aulas começam, e serei um aprendiz em Gestão de Políticas Públicas, terei mais a passar, espero.
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com
nogueiraluz@gmail.com
Acho que vc tá fazendo falta por aqui, isso porque nem te conheci direito.
Aparece no meu blog e no meu site.
Abração e felicidades.
Postar um comentário