24 de abril de 2009

Diretas Já!


Esse fim de mês de abril nos lembra a luta que muitos dos políticos que hoje estão nos holofotes da mídia no Brasil estavam lutando pela redemocratização da política nacional. Entre o fim de 1983 e abril de 1984 travous a luta pelas Diretas Já!, quando a povo foi às ruas pedir o direito de escolher seu presidente.

Segue abaixo alguns trechos da excelente matéria retirada do portal UOL sobre o assunto.

Entre os últimos meses de 1983 e abril de 1984, o Brasil foi agitado por um dos maiores movimentos cívicos de sua história: a campanha das "Diretas Já".Grandes manifestações populares aconteceram em todo o país, reivindicando o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, que haviam sido substituídas por um pleito indireto no Congresso nacional durante o regime militar.

Emenda Dante de OliveiraO movimento ganhou um objetivo concreto quando o recém eleito deputado federal Dante de Oliveira, do PMDB de Mato Grosso, começou a recolher assinaturas no Congresso nacional para a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional restabelecendo as eleições diretas. A proposta da emenda, que passou a ser conhecida pelo nome do deputado, vingou e teve sua votação marcada para 25 de abril de 1984.A partir daí, a campanha ganhou as ruas, arregimentando um número crescente de partidários em todo o país, nos mais diversos setores da sociedade. Reuniram-se lideranças políticas, sindicais, eclesiásticas e estudantis.


Leia mais aqui.


Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.