27 de março de 2010

Serra sobe e Dilma cai em nova pesquisa DATAFOLHA

José Serra volta a subir e abre nove pontos de vantagem com relação à segunda colocada, a petista Dilma Roussef, de acordo com pesquisa DATAFOLHA. No dia 25 de fevereiro, o mesmo instituto dava apenas quatro pontos de vantagem para o tucano. Entretanto, pesquisa do IBOPE do dia 10 de março aponta que essa vantagem estava em cinco pontos. No DATAFOLHA, Ciro e Marina não tiveram alteração sensível, sendo que os votos de Serra vieram dos eleitores indecisos.

Desde dezembro, Marina Silva tem se mantido estável na casa dos 7 pontos. Ciro Gomes tinha 17 no início de dezembro, mas tem amargado uma queda acentuada em sua intenção de votos, ficando na casa dos 12 votos desde janeiro.


Dessa forma, os focos têm ficado voltados para os dois protagonistas, Serra e Dilma. Em 11 de dezembro, Serra tinha 39 pontos e Dilma 18. Exatamente um mês depois, esses números passaram a 34 e 27, respectivamente. Ciro, que antes tinha 17, passou a 11. Dessa forma, entendemos que Dilma ganhou votos de Ciro e Sera, compondo assim os nove pontos de alta que obteve no período.

O cenário se manteve estabilizado até o dia 25 de fevereiro, quando Serra estava na casa dos 32 pontos e Dilma contava com 28, no DATAFOLHA. Após isso, temos a pesquisa IBOPE citada acima, com 35 para o governador de São Paulo e 30 para a ex-chefe da Casa Cívil.

Pela primeira vez desde dezembro, Serra sobe numa pesquisa DATAFOLHA e pela primeira vez Dilma cai no mesmo tipo de análise. Ainda é cedo para dizer o que causou esse fato. Serra e o PSDB, que estavam na janela observando os fogos de artifícios do PT para Dilma, começam a dar sinais de que vão entrar em breve na disputa. Aécio Neves, preterido para a disputa no cargo principal, está sendo alvo de súplicas tucana para compor com Serra no, talvez, único cenário em que ainda há uma possibilidade para o partido. E os tucanos, como já foi falado aqui, buscam na mobilização popular, a chance de voltar ao governo federal, depois de oito anos de hegemonia petista.   



Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.