Maior abandonado
Mercadão de Lorena continua só, aos olhos de nossas autoridades e sociedade
por Diógenes Boca Aberta
Na noite da última segunda-feira (23) vários comerciantes e simpatizantes do Mercado Municipal de Lorena, o popular Mercadão, estiveram na Câmara Municipal para reivindicar a famosa reforma do prédio.
Essa reforma foi anunciada em meados de 2005 com grande pompa, com direito a projeto e tudo mais, mas acabou, como sempre e, infelizmente, no papel. Passaram-se os anos e o mercadão ficou um maior abandonado. Vários comerciantes deixaram de trabalhar no prédio que, aos poucos, vem definhando a olhos vistos.
Localizado em um ponto estratégico de nossa cidade, o Mercadão sempre foi ponto de encontro das famílias lorenenses para a famosa feira de sábado e a popular feira da barganha aos domingos. Ultimamente vem sofrendo com a falta de estrutura, o que tem acarretado uma menor freqüência da população no local.
Enquanto municípios vizinhos reformaram seus mercadões, transformando-os em pontos turísticos, Lorena caminhou na contramão da história. O prédio encontra-se repleto de rachaduras, infiltrações e pintura decrépita. Tornou-se um lugar nada convidativo aos consumidores, que preferem o ar condicionado dos supermercados ao frescor das frutas e verduras que antigamente deixava o ambiente do mercadão agradável aos olhos e ao olfato.
O abandono do prédio pode ser o símbolo da atual administração. Marcada por escândalos e promessas não cumpridas. A luta dos comerciantes e simpatizantes é válida, mas na atual circunstância pode vir a ser um tiro na água, uma vez que a Casa Arnolfo Azevedo, encontra-se em pé de guerra. Se nenhum projeto de relevância da prefeitura foi votado nessas últimas três semanas, o que garante aos amigos do mercadão que os vereadores irão cumprir com a palavra de buscar ajuda?
Resta lembrar que em 2006 a prefeitura anunciou a reforma, prometendo mais uma vez uma reestruturação do ambiente. Dizia que ao final da reforma, o mercado disponibilizaria à população desde opção de lazer à cursos profissionalizantes.
Mas, o que vemos, e a luta popular diz por si só, é que passaram-se os anos em que uma promessa foi lançada ao vento e, pelo visto, continuará por aí, voando cada vez mais longe deixando o mercadão e seus frequentadores literalmente abandonados.
Diógenes Boca Aberta é escritor e roteirista
O mercadão é o espelho da cidade de Lorena
O "mercadão" representa o maior descaso da administração com a populção de Lorena. Após sumir o dinheiro recebido dos bancos para sua reforma agora querem tirar os feirantes do local sem nada ter realizado. Onde foi utilizado nosso dinheiro? É um absurdo!
O mercadão é parte da história de Lorena e deve ser dado tratamento especial para que não deteriore ainda mais, podendo até vir a baixo. Se não me engano foi construido nos anos 50 cujo executor da obra chamava-se Octávio Cândido Ribeiro, um excelente projetista. Após o término de sua construção, a fábrica de açucar, antes depósito dos Irmãos Escada situava-se na rua Major Oliveira Borges, quase na esquina da Praça Marechal Malet. Estas informações são apenas para mostrar a sua importância e que devemos preservar nossa cultura.
Postar um comentário