16 de março de 2010

O muro das lamentações

"A promotoria não pode servir de muro das lamentações das escolhas erradas da população".

Pensei muito sobre essa frase, atribuída pelo meu colega Claudemir Thomaz ao juiz da 1ª Vara de Lorena. Me coloquei dos dois lados, imaginei o que ele pensaria quando disse, o que a população, que votou e a que não votou em Paulo Neme poderia pensar.

Cheguei à conclusão de que o Juiz considerou que o aumento não era de fato abusivo e que a Ação, movida por parte da população, seria uma forma de ir ao Juiz reclamar dos atos de um prefeito que eles mesmo elegeram.

De início, sinto, de verdade, em dizer, que a partir do momento que Paulo Neme foi eleito e, acredite quem quiser, reeleito para a prefeitura de Lorena, ele é o prefeito eleito pela populção. A democracia não é o regime perfeito e é assim que ela funciona.

Creio que o Juiz não considerou o aumento algo fora da lei, pois senão, não consideraria a Ação uma reclamação, pois quando há um motivo, todos temos o direito de ir à Justiça pedir que alguém seja punido ou que algo seja proibido de se fazer. Não é minha opinião, mas a sociedade impôs que aquele homem, quando há um problema entre duas ou mais pessoas e que essas pessoas não conseguem resolver, tem o dever de decidir quem está certo ou errado.

Mas a frase do Juiz é emblemática e me remete a um fato, o fato que me fez com que deixasse de ter gosto por aquilo que foi, e talvez ainda venha a ser, uma das maiores paixões de minha vida, a política.

As últimas eleições, que levaram Paulo Neme de volta ao poder da cidade de Lorena foram uma das piores coisas que já vi em minha vida. Uma população sem escrúpulos, menos confiável do que a maioria da Câmara Municipal. Uma população que amargou quatro anos de roubalheiras, escândalos, mentiras, absurdos e que durante eles mesmos quatro anos se preocupou somente com interesses próprios ou de familiares, sem pensar no bem coletivo e conjunto.

Certamente não estou me referindo a maioria das pessoas que estão me lendo agora, mas é bom sabermos disso para entendermos que para cada pessoa de bons interesses e preocupações que estão trabalhando para mudar nossa realidade, há muitos que só pensam em seus interesses e em roubar e dilapidar nossa sociedade. É preciso que nos mobilizemos.

A frase do Juiz é dolorida? Sim, dói no peito e na alma de quem tem consciência. Mas é um alerta para que aprendamos que precisamos fazer mais, muito mais. É preciso se mobilizar. É preciso formar grupos. É preciso informar. É preciso que todos nós que temos um pouco de sinceridade e sensibilidade tragamos mais um para nosso grupo, porque os maus caraters que estão por aí são muito espertos. Que o muro das lamentações não seja a promotoria, mas que seja as urnas das próximas eleições.

E hoje logo pela manhã recebi um sinal de que há pessoas que podem e vão fazer coisas para o bem de Lorena e de nossa população. Aguardem notícias aqui mesmo, em Por Trás das Cortinas!

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

11 comentários:

André,  19:57  

Hugo,vc é formidável!O problema residi em duas partes.Em 1 houve pessoas que só votaram em paulo neme para que continuassem na prefeitura e tantos outros pela promessa de entrar.Pessoas que só pensaram em si e não na cidade.Já em outra parte a justiça eleitoral ou mesmo a comum não fez nada para frear um político que estava usando a máquina pública com o intuito de se reeleger, e conseguiu.Portanto, esse juiz também é culpado pela releição de paulo neme.

Unknown 20:42  

Hugo,
Você foi brilhante nas suas colocações. Nada a acrescentar. Falou a verdade. Sinto que a população apenas fala pelos quatro cantos mas, na hora de unir para defender os interesses da cidade, acham que estão se expondo e ficam com receio. Mas, receio de que? Que mal que há em praticar a cidadania?

André,  20:58  

Quero aqui me expressar devido a algumas calúnias de uma pessoa chamada Drica, que não deve ter gostado dos meus comentários em relação ao verador Dr.Martinho. Vereador, eu não estou do lado de ninguém, só contra aos maus políticos que devido às suas ganâncias e mau caratismo destroem a cidade de Lorena.Acredito que o Sr. faça parte de um seleto grupo de políticos que se candidatam para construir uma cidade melhor.Quando eu escrivi "ações" é por que muito se fala e pouco se faz,as acusações são graves, o tempo passa e a cidade de Lorena não pode continuar a ser lesada por gangues de maus políticos!Mesmo o senhor sendo 1 só a lutar por uma cidade melhor, faça,se o resultado não vier pelo menos o Sr.lutou! Não acompanho tudo o que se passa mas sei de suas lutas por uma cidade melhor.Espero que eu não o tenha ofendido, se fui muito ríspido me perdoe, só que o meu jeito de batalhar por uma política mais limpa é esse, o de expor minhas opiniões,claro,sem obcenidades!Continue assim meu caro médico, já passei pelo senhor como paciente e sei que é um ótimo profissional, coisa que pode ser na política!

Hugo Luz,  11:07  

Obrigado José António e André pela visita constante e pelas palavras. Todos tentamos fazer nossa parte pela cidade que amamos.

abraços

Hugo

Anônimo,  13:38  

discordo do andre quando ele diz que o juiz tem culpa tambem na eleiçao do atual prefeito,e so dar um pulo nos bairros mais pobres da cidade e voçe vera que o povo nao tem conhecimento da atual situaçao politica que a cidade se encontra,e a grande culpa e toda nossa!!!falta formadores de opiniao,falta mobilizaçao como diz o hugo.

André,  21:24  

Anônimo, eu respeito inteiramente a sua opinião, mas vc disse tudo:" É só dar um pulo nos bairros mais pobres da cidade e vc verá que o povo não tem conhecimento da atual situação política que a cidade se encontra".Colega, eu imagino que justamente dentro de suas colocações é que os aplicadores das leis e a justiça eleitoral tinham que zelar pelo povo que não tem condições de fazer nada.Deixaram um só homem fazer o que quis para chegar ao controle de uma cidade, de chegar ao poder!

Bruno Tomazia,  15:15  

Se candidatem, ganhem eleições e mudem a situação que vcs dizem tão absurda!
Se não fizerem isso passarão a vida toda chorando... reclamando... e serão lembrados por quem, por que?
Qual a marca que deixarão para essa cidade... chega de blábláblá! coloquem tanta inteligência a serviço da população!

Hugo Nogueira Luz 14:50  

|Caro Bruno, sua opinião é perfeitamente aceitável nesse espaço. Todas as opiniões são bem vindas, entretanto sou obrigado a contestá-lo. A democracia não se faz apenas com aqueles que vencem o processo eleitoral, nem sempre justo ou correto.

Ao contrário disso, estamos, eu e todas as pessoas que discutem, conversam e buscam uma solução, fazendo nossa parte, da forma como nos é possível, para a melhoria de nossa cidade.

Não sei o que vc faz ou o que vc acha que deveríamos fazer pelo bem de Lorena, mas gostaria de saber.

Esse não é um lugar de bate-boca e sim de debates. Se assim o for, seja bem vindo, seja sua opinião qual for.

Abraços

Anônimo,  18:14  

Muita calma Bruno !!! Nao e choro nao,Votei no atual prefeito e no galao aquino e quer saber,ferrei a cidade!Agora so espero que voçe nao esteja recebendo para tamanha indignaçao com um simples comentario!

gabriel da cecap,  17:08  

Concordo com o Bruno, acho que criticar é muito fácil... Importante o papel da oposição na democracia, mas já escutava meu avô dizendo que a fé sem obra é morta...pra vcs fica a pergunta se a palavra sem a ação também não é morta? Olha o exemplo do ex-patrão de vcs, falou, falou, falou e sumiu... não vejo mais a luta do Coelho! Mas repito, vcs são importantes nesse processo... até pra gente ter o exemplo que o poder é mesmo transitório...
saudações

gabriel da cecap,  17:08  

Concordo com o Bruno, acho que criticar é muito fácil... Importante o papel da oposição na democracia, mas já escutava meu avô dizendo que a fé sem obra é morta...pra vcs fica a pergunta se a palavra sem a ação também não é morta? Olha o exemplo do ex-patrão de vcs, falou, falou, falou e sumiu... não vejo mais a luta do Coelho! Mas repito, vcs são importantes nesse processo... até pra gente ter o exemplo que o poder é mesmo transitório...
saudações

  ©Template by Dicas Blogger.