Falta de acesso: até as calçadas sofrem em Lorena
Um problema que muitas cidades enfrentam preocupam também os moradores de Lorena. A má conservação e a falta de fiscalização fazem com que as calçadas, espaços públicos, pertencentes ao município, tem se mostrado mais eficazes em impedir o acesso do que garantí-lo.
Um documento do Ministério Público de Minas Gerais traz a seguinte observação à respeito do assunto:
“Caminhar a pé é uma das atividades mais fundamentais do ser humano. Em princípio é uma atividade disponível a partir dos 2 anos de vida até a morte.” (GOLD, 2003) Além disso, praticamente, todos os deslocamentos envolvem pelo menos um percurso a pé, sendo que, em algum momento, todo mundo é pedestre.
Em Lorena não é diferente. Afinal, uma cidade que não cuida de suas ruas, onde, no linguajar popular, os buracos fazem fila nas beiras das ruas, com as calçadas não seriam diferente. Não é incomum pessoas se aceidentarem em locais que não permitem a acessibilidade correta, obrigada pela Lei.
Aliás, lembro-me que em 2008, quando a prefeitura terminava as obras do calçadão e algumas em calçadas da região central, o MP, através de uma Ação movida pelo ex-vereador Coelho, obrigou o Executivo a refazer parte do serviço. O motivo? Não haviam sido instalados piso tátil direcional, ou seja, pisos que auxiliem no direcionamento de deficientes. Uma vergonha.
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com
Vou destacar mais um absurdo na cidade de Lorena,especificamente nas calçadas:As pessoas estacionam bicicletas nas calçadas,que em certos casos se torna intransponível de se passar.Quando isto aconteceu comigo logo atrás veio um guarda de trânsito e vendo a cena das bicicletas estacionadas na calçada sabe o que ele fez? Desviou como eu e lá ficaram as bikes atrapalhando o trânsito dos pedestres!Os guardas de trânsito da prefeitura de Lorena só querem saber de multar e multar!
Nossas calçadas servem para muitas coisas. Por exemplo: espaço para venda de guloseimas de toda sorte, exposição de produtos à venda pelo comércio em geral, colocação de banners e cavaletes de propaganda,colocação de carrinhos de pipóca,abrigo para caixas de som de propaganda (diga-se de passagem em altissimo volume) etc. Será que a fiscalização da prefeitura não deveria autuar essas irregularidades?
Hoje deparei com algumas calçadas fechadas com tapume de construção obrigando as pessoas a caminharem através da rua disputando espaço com carros, bicicletas, caminhões, etc. Quer um exemplo? No início da rua Manoel Prudente, antes um pouco do Piçanga. Quer outro? Na rua Cel. José Vicente logo após o Hepacaré. Quer outro? No início da rua São Benedito. Se der uma volta pela cidade com certeza encontraremos muitos mais.
Pois entao, os agentes de transito em lorena sao figurativos, nao servem pra nada, absolutamente ...,trabalho em Guaratingueta, e convido a verificarem o trabalho que o pessoal do transito faz, eh razoavel, e o projeto de educaçao no transito la surtiu algum efeito, vejo que em alguns pontos as faixas de pedestres sao respeitadas...será que os inuteis daqui nao podem criar algum projeto neste sentido...
Hugo,
Com relação à revitalização da Rua Principal, até hoje não foram instalados as faixas retilíneas de piso tátil direcional. O que se tem são pisos táteis de alerta, avisando os deficientes visuais das guias rebaixadas de acesso nas esquinas, e só! Pra ficar de acordo com a legislação federal, esses pisos táteis de alerta deveriam estar em volta de todos os possíveis obstáculos para os deficientes visuais: lixeiras, postes, bancos, "orelhões"...O piso tátil direcional, que não foi instalado, teria que ser colocado de forma contínua, em toda a extensão das duas calçadas (da estação até a praça). Infelizmente isso não foi feito.
Eduardo Venanzoni
A Mocidade de Lorena
Sr Eduardo Venanzoni:
Aquilo que fizeram com a rua Principal foi um crime. Não é calçadão, as calçadas continuam estreitas, a ciclovia não funciona e a pista de rolamento um absurdo! O maior problema é a travessia de pedestres com as bicicletas circulando nos dois sentidos na ciclovia e na pista de rolamento. E nos cruzamentos, corre-se o risco de atropelamento em qualquer dos sentidos do trânsito veicular.
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