3 de abril de 2010

Galpão da Órica explode sem vítimas

Acabo de chegar da Fábrica da Órica, no bairro da Ponte Nova, em Lorena. O barulho e o tremor que muitos moradores do fundo do Vale sentiram na noite dessa sexta-feira santa foram, realmente, causados por uma explosão no local.

Por volta das dez horas da noite, um galpão onde eram guardados um produto que, segundo informações, seria chamado de nitropenta e que serviria para a produção de explosivos, explodiu. Embora o clima no local tenha sido de apreenssão e temor até pouco tempo atrás, tanto a empresa quanto a Defesa Civil de Lorena informam que não houve feiridos.

Muitos moradores da região afirmaram que os impactos dessa explosão teriam sido maiores do que os da última, ocorrida em 2004 e que deixou três mortos. Um dos possíveis motivos para a não existência de vítimas pode ser o fato de a explosão ter ocorrido próximo a hora da troca de turnos.

Mesmo assim, muitos familiares fizeram vigilia na porta da fábrica até ver seus entes saírem bem de dentro do local. Até mesmo os funcionários que haviam acabado de assumir seus postos foram liberados.

Os moradores teriam acionado o Corpo de Bombeitos de Guaratinguetá, já que Lorena ainda não possui uma Base, mesmo com um concurso finalizado e com o projeto da implantação aprovado pela Câmara Municipal. Quando os bombeiros chegaram, a brigada de incêndio da própria fábrica já havia controlado o fogo.

Outra questão que chamou a atenção de quem estava no local foi a chegada, próximo das 23:15, de três ambulâncias da prefeitura de Lorena com vários funcionários, entre eles o vereador e enfermeiro Mafú. Mas nessa hora, mais de uma hora após a explosão, não havia mais nada a ser feito.

O Departamento de RH da Órica afirmou que deve soltar uma Nota Oficial nas próximas horas trazendo mais informações sobre as causas da explosão.


Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

5 comentários:

Unknown 01:54  

parabéns e obrigado pela informação rapida e detalhada, alias de primeira mão na net... fiquei apreensivo ate agora pelos amigos de la, mas vejo q esta em paz. Valeu Hugo.

Anônimo,  09:56  

Parabnes pelo seu blog, já está nos meus favoritos. Sou de Guará e a minha cidade está carente de jornalismo imparcial(como parece ser o seu), pois a cidade está as moscas e ninguem fala nada. Parabens.

André,  11:42  

Só algumas perguntas:O Mafú é médico OU enfermeiro? Esse tipo de socorro não seria para bombeiros e para-médicos atenderem? Por que o Sr.Mafú se dirigiu para o local do acidente e com uma ambulância da Prefeitura? Calma MAFÚ, a ELEIÇÃO para vereador é só em 2012 e o seu trabalho é na Câmara Municipal por enquanto!!!!

Cleber,  16:19  

Que cidade está ás moscas? Lorena não é? Porque Guará não está, lógico, a prefeitura daqui não é perfeita e gera reclamações também, mas fez muito,muiiito mais que Lorena.Se alguém duvida venha aqui para constatar!

Anônimo,  17:32  

Ao André.
Mas, é preciso aparecer para postular mais um mandato. A teta é boa e eu ganho na moleza explorando os bobos. Fico com aquele que me apoiar. Ganhei até um carro que não precisei trabalhar para ter.

  ©Template by Dicas Blogger.