23 de abril de 2010

Libertadores: Quem precisa mais desse título?

Os cinco times brasileiros continuam vivos na luta pelo título mais cobiçado das Américas. Corinthians, São Paulo e Cruzeiro tiveram poucas dificuldades para garantirem a vaga nas oitavas. Já Internacional e Flamengo esperaram pela ultima rodada para que as passagens fossem carimbadas. Que os times brasileiros são fortes candidatos ao título ninguém discorda! Mas entre eles, quem precisa mais desse título?

O Corinthians, melhor time na fase de classificação, tem como forte motivo o ano do centenário. Precisa de um título para marcar a data. Entretanto outros fatores justificam a ânsia por essa conquista: o time do Parque São Jorge foi um dos que mais se reforçaram para a competição e uma eliminação “precoce” jogaria o investimento por agua a baixo.

E outra, pesa ser um time de tradição e não ter uma Taça Libertadores na sala de troféus. A melhor participação do alvinegro foi em 2000, quando terminou em 4º lugar. Mais do que esse quarto lugar, entretanto, ficaram marcadas as eliminações de 99 e 2000, pelo Palmeiras e 2003 e 2006, pelo River Plate.

O São Paulo, segundo melhor na fase de grupos, gosta tanto da Libertadores que esta é a sétima participação consecutiva da equipe na competição, a 15ª no geral. Recorde brasileiro. O título é tão almejado, pois o tricolor quer voltar a ser sinonimo de Libertadores. De 92 a 2006, o time do Morumbi foi o principal time da competição. Três vezes campeão, duas vezes vice e uma vez terceiro colocado. Porém de 2007 para cá a equipe amargou eliminações vergonhosas que nem de longe fazem lembrar o tão temido São Paulo da Libertadores.

O Cruzeiro, classificado como o décimo melhor na primeira fase, é o atual vice-campeão da Libertadores. No ano passado foi vergonhosamente derrotado em casa pelo Estudiantes e frustrou a torcida em pleno Mineirão, ficando sem a taça. Quer ser campeão esse ano para apagar esse trágico capítulo da história do time celeste nas Américas. Disputou 11 vezes a competição e conquistou o título em duas oportunidades (1976 e 1997).

O Internacional, que garantiu a vaga com a sexta melhor campanha no geral, foi o ultimo time brasileiro e conquistar a competição, em 2006. No ano seguinte, porém foi eliminado logo na primeira fase. Com sete participações e apenas um título, quer conquistar a taça este ano para entrar de vez na história da competição.

O Flamengo, pior time na fase de grupos, quase ficou sem a vaga. O atual campeão brasileiro pensou que apenas o “embalo” seria suficiente para garantir boa vida ao time nas Américas. Se complicou na primeira fase e chega como “zebra” nas oitavas. Depois de voltar ao topo do futebol nacional quer o título para voltar também a figurar entre os melhores do continente, assim como em 1981.


Confira os confrontos da próxima-fase:






Leonardo Souza é estudante de Jornalismo
leosouza.jor@gmail.com
Twitter: @leocsouza

3 comentários:

Andre,  17:33  

Sou corintiano mas não concordo que o time se reforçou.Não tem ataque de qualidade,o ronaldo até fuma, o que piora o seu rendimento dentro de campo.Pra mim o futuro campeão será o cruzeiro.

Leonardo Souza,  10:04  

Olá André!

Obrigado pelo comentário..

Desde o começo da temporada os dirigentes do Corinthians cravaram que a Libertadores seria o objetivo maior do clube e para isso trouxeram vários atletas como Roberto Carlos, Iarley, Danilo, etc.

Se colocar na ponta do lápis foi o time que mais contratou...Mas concordo com sua insatisfação. O atacamte Ronaldo tem muito o que render ainda.

Abraço e continue visitando o Por Tras das Cortinas!

André,  00:53  

A diretoria do Corinthians sempre enfatizou a Libertadores, mas disputá-la com um time assim é dose pra leão!O corinthians,só pra economizar, trouxe jogador "rodado" e quase no fim de carreira,não investiu em jogadores pesados.Quando começou a falar que se o Corinthians não ganhasse essa libertadores o time iria lutar para entra na disputa de mais libertadores,pra mim isso é papo furado,a diretoria sabia que não estava montando um bom time para a disputa sul americana e não muito confiante nesse time tratou de tentar conter o oba-oba.A diretoria do Corinthians só que arrecadar ,e gastar para montar um time realmente bom,necas, pois sabe que o coritiano é um torcedor apaixonado que nunca deixa de ir aos estádios!É, no mundo do futebol também há coisas que as cortinas escondem, acordem corintianos, estamos sendo enganados!!

  ©Template by Dicas Blogger.