18 de agosto de 2010

Eleição para presidente da Câmara coloca Elcinho de novo na presidência

De acordo com informações, houve mais um episódio na novela das nova eleições para presidente da Câmara. Como já havia sido noticiado aqui, essa questão estava em um impasse. As eleições, que normalmente seriam realizadas em dezembro desse ano, foram antecipadas para julho. O resultado acabou sendo interessante. Após dois empates seguidos, o novo presidente foi escolhido por sorteio. Rogerinho 100% (??) acabou tendo mais sorte que Élcio Vieira Júnior, que também recebeu cinco votos. 

Desde então, rumores, boatos e até mesmo previsões, como foi o meu caso, indicavam que a história ainda não teria acabado e que o atual presidente, Élcio Vieira Júnior, buscaria uma saída para cancelar aquela eleição e mudar o resultado. Pois bem. 

Rogerinho 100% não é, no momento, o presidente eleito da Casa
Como foi publicado aqui, o corpo jurídico da Casa encontrou uma série de problemas estruturais no processo daquelas eleições e marcou uma nova votação para essa segunda, dia 16. Os vereadores de oposição publicaram cartas de protestos e disseram que não compareceriam à votação.

De acordo com informações recebidas, nessa segunda, os vereadores Toto, PTB, Galão Aquino, PMDB e o próprio Rogerinho 100% (??), PDT, comparecerem à Sessão de Câmara com um manifesto e solicitaram a ulilização dos dispositivos legais para a leitura de tal carta. 

O presidente da Casa, Élcio Jr., afirmou que seria dada a permissão após a eleição e os vereadores decidiram, então, se retirar do Plenário. Mas, antes disso, haviam assinado o Livro de Presença, de acordo com as informações que recebi. Isso teria sido o suficiente para que o presidente abrisse as eleições, declarando o voto dos ausentes como abstenções.

Élcio Júnior se mantém na presidência da Câmara
Esses votos poderiam ter sido assim considerados? O quórum mínimo foi atendido? Essa eleição será validada? São perguntas sem resposta, ainda. Claro, para mim, é que essa questão ainda não está definida, pois os vereadores oposicionistas deverão entrar na Justiça. E também está claro que, Rogerinho é de primeiro mandato e, mesmo assim, não se pode esperar muito dele. Mas tem vereador que está há quase seis anos na Câmara e não aprendeu absolutamente nada, como também já era esperado.

Hugo Nogueira Luz é jornalista. 
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.