19 de fevereiro de 2008

Fidel Castro Renuncia

Fidel Castro renunciou na manhã deste terça-feira ao Governo de Cuba. Depois de mais de 40 anos no Poder, Fidel anunciou que não mais irá concorrer ao cargo máximo de seu país, como se esperava que ocorre na reunião do parlamento que deve acontecer no início deste ano.


Trata-se de um fato histórico, que querendo ou não, em maior ou menos grau, causará significativo impacto na política mundial. A última economia a que podia se referir como comunista. O último governo forte que se opôs ao sistema capitalista. Mas não o último governo perseguido por quem nos USA. Nem de longe o último a denunciar as falcatruas e sândices de um governo para quem o dinheiro vale mais que os seres vivos.


Não que eu considere que Fidel foi ótimo, perfeito. Mas não podemos negar seu papel e tudo aquilo que representou para o mundo moderno.


Esse fato merece um estudo mais profundo, bem como notícias e mais notícias. E esse jornalista irá buscar fazer isso. Mas não poderia deixar de vir até aqui manifestar minha tristeza solidária por tudo o que Fidel Castro fez, representou e continua representando para o mundo e para mim.


Em breve falaremos mais sobre Fidel.
Por enquanto, veja aqui sua biografia.

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.