12 de julho de 2008

É mais fácil se candidatar a prefeito do que se inscrever num concurso....

O dois Tribunais Superiores do Brasil têm deixado a desejar, cada um em sua área. Por um lado o Supremo Tribunal Federal manda soltar alguns figurões, bandidos do colarinho branco, que a Polícia Federal havia prendido, após meses de investigação. Luis Fernando Veríssimo escreveu que os ladrões de galinha estão felizes, pois não são só eles mais que vão pra cadeia no Brasil. Parece que não é assim que o Ministro Gilmar Mendes pensa.

Há algo de podre no reino. Assim que Daniel Dantas foi preso Mendes foi o primeiro a criticar a ação da Polícia Federal, dizendo que foi muito violenta, que não precisava algemar, blablabla. Como assim? A polícia pode invadir casa de bandido a bala, atirar em carro de cidadão porque achava que era de bandido, mas a PF não pode bater às 6 da manhã na casa de banqueiro e pôr ele em cana porque ele é rico? Tem gente que não quer que nada mude mesmo ne?

Agora o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, está deixando a desejar em outro ponto. A população está cansado de tantos roubos na política. Recentemente, inúmeros jurístas consideraram que pessoas que têm problemas com a Justiça não deveriam poder ser candidatas. De acordo com a interpretação, até mesmo quem tinha processos em 2ª Instância não poderia. Isso acabaria com uma novela, que são os inúmeros recursos que políticos entrar para permitir suas candidaturas, mesmo que tenham a ficha suja.

Diversos Tribunais Regionais chegaram a declarar que não vão aceitar registros de quem possui ficha suja, mas o TSE matém a decisão. Agora o Senado Federal está votando Projeto que prevê a cassação de registro desse tipo de candidato. A votação era para sair até o dia 17 agora, mas parece que tem gente querendo que a batata esfrie por lá. A CNBB, junto com a OAB e diversas entidades estão organizando um Movimento Contra a Corrupção Eleitoral.

É preciso reagir. Hoje fiquei sabendo de uma coisa que me deixou perplexo. Se você quiser fazer um concurso público e tiver com o nome no Serasa, você não consegue. Mas um político pode ter quantos processos forem, desde que não haja nenhuma última instância, que no Brasil pode chegar a mais de 10 anos, ele chega, entra com uma liminar, diz que já recorreu e concorre livremente. A corrupção precisa acabar no Brasil. E nós temos que começar já.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que é possível uma sociedade mais justa.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.