30 de outubro de 2008

6ª Festa do Saci em São Luiz

Nesta semana, acontece em São Luiz do Paraitinga a 6ª Festa do Saci. O evento tem início hoje, 29, com a apresentação de filmes, e vai até domingo, 02, com histórias, brincadeiras, apresentações musicais, teatro, passeios, oficinas, entre outras atrações.
A Festa é organizada pela SOSACI (Sociedade dos Conservadores do Saci), e tem como objetivo principal comemorar o Dia do Saci, que integra o Calendário municipal, desde 2003, no dia 31 de outubro.
Considerado o 4° maior evento da cidade - depois do Carnaval, da Festa do Divino e Semana da Canção Brasileira - a Festa do Saci deve atrair mais de 10 mil pessoas até domingo, sendo que 90% dos leitos da cidade já estão ocupados, de acordo com o Diretor de Turismo de São Luiz, Eduardo Coelho.
O dia do Saci tem uma importância extra, a meu ver. Comemorado no dia 31 de outubro, traz uma importante reflexão acerca da comemoração do Halloween, o dia das Bruxas americano, no Brasil. O Halloween é uma “festividade” que teve origem na Europa, no século V a.C., e foi levado para os Estados Unidos pelos colonizadores europeus. É uma festa que envolve folclore daquele país e de seus fundadores, já que nos Estados Unidos houve uma forte colonização européia, ao contrário do Brasil, onde ocorreu uma grande miscigenação de raças, entre africanos, europeus e os nativos americanos.
A verdade é que nós comemoramos o Halloween por comemorar, tendo-se em vista o grande apelo comercial injetado pelos EUA. Nós temos nosso próprio folclore. O Saci representa uma importante parte de nossa história.
“Quando milhares de negros, caçados na África e trazidos à força como escravos, chegaram no já colonizado Brasil, houve uma redescoberta. Da memória dos índios, os negros escravos recuperaram o moleque libertário, conhecedor dos caminhos, brincalhão e irreverente. Aquele mito originário era como um sopro de alegria na vida sofrida de quem se arrastava com o peso das correntes da escravidão. Então, o moleque índio ficou preto, perdeu uma perna e ganhou um barrete vermelho, símbolo máximo da liberdade. Ele era tudo o que o escravo queria ser: LIVRE! Desde então, essa figura adorável faz parte do imaginário das gentes nascidas no Brasil. O Saci Pererê é a própria rebeldia, a alegria, a liberdade”. (Saiba mais sobre a história do Saci)

Conheça mais de nossa história e a valorize. Se você já foi a São Luiz do Paraitinga não é necessário lhe dar argumentos para dar um pulo até lá no final de Semana. Se não conhece, una o prazer de conhecer uma cidade histórica, bonita e aconchegante com a oportunidade de valorizar a cultura do Brasil.
Confira aqui a Programação completa da 6 ª Festa do Saci.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e acredita que é possível uma sociedade mais justa.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.