29 de outubro de 2008

Desemprego é o menor desde 1998

Foi divulgado hoje balance do desemprego no País. De acordo com Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) houve uma redução de o,3% de agosto para setembro deste ano. Em agosto a taxa era de 14,4% e em setembro registrou 4,1%. A diferença parece ser pequena, mas é o menor valor desde 1998. Em setembro do ano passado esse valor era de 15,5%.
A pesquisa constatou que existem 2,839 milhões de pessoas desempregadas nas regiões estudadas, 72 mil a menos que em agosto. O contingente de ocupados é de 17,347 milhões. Leia mais aqui.
Estes são dados importantes, ainda mais no atual cenário mundial, onde o perigo da recessão global não deixa ninguém dormir direito. Mais emprego significa mais dinheiro circulando, mais dinheiro circulando significa mais compras, mais compras significa mais dinheiro na praça, que poderá corresponder a uma estabilidade maior na economia. E numa crise na atual Era Globalizada muito de tudo o que acontece é “psicológico”. Medo e euforia são as principais razões para as oscilações das Bolsas de Valores e, conseqüentemente, da economia mundial.
Por isso a diminuição do desemprego, mesmo que em um período onde a crise estava apenas no início, é um dado muito importante para o Brasil.
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

0 comentários:

  ©Template by Dicas Blogger.