7 de outubro de 2008

O que aconteceu com os votos de Aloísio Vieira?

O pleito municipal foi marcado, em Lorena, por uma enorme confusão ocorrida no fim da noite, quando a Justiça Eleitoral fazia a apuração dos votos.
A Rádio Cultura noticiou que o processo estaria prejudicado e que, caso houvesse uma Ação ou pedido, poderiam haver novas eleições.
De acordo com informações, o motivo da notícia seria o fato de os votos do candidato Aloísio Vieira, PDT, não estarem sendo “computados” pelo TSE. Dessa forma, os votos seriam anulados e haveria outra eleição. Houve quem tivesse dito, inclusive, que o ex-prefeito de Lorena teria sido condenado pelo TSE. (Veja aqui o número de votos de cada candidato a prefeito e vereador)
Como tenho recebido inúmeros pedidos de explicação sobre o assunto, através de e-mails, comentários e telefones, darei aqui minha interpretação do fato.
Aloísio Vieira aguarda julgamento do TSE sobre o pedido de registro de candidatura. Simplificando, para o TSE ele ainda não era oficialmente candidato ontem. Entretanto, também não estava impugnado. Ele simplesmente aguarda julgamento. A justiça poderá julgar que ele era candidato ou que ele não era candidato.
Se esse julgamento tivesse ocorrido antes das eleições e ele fosse condenado, poderia ser que o nome dele não fosse para as urnas. Mas não ocorreu. O dia das eleições chegou e ele ainda não havia sido julgado. Como estava com recurso, a Justiça resguardou-lhe o direito de aparecer nas urnas. Isso foi amplamente divulgado, tanto pelos candidatos rivais quanto pela imprensa local. Houve, inclusive, a circulação de um jornal na cidade informando que ele havia perdido no TSE, o que tratou-se de uma mentira, sendo os responsáveis pela publicação passíveis de serem punidos.
Mas o fato é que Aloísio foi para as urnas e seus votos foram computados, sim. Ele perdeu para Paulo Neme por uma diferença de cerca de dois mil votos. O que causou todo o transtorno foi o fato de o TSE não ter divulgado seus votos. Isso também ocorreu em 2006, quando Vieira concorria a Deputado Estadual e sofria um processo semelhante, também não tendo sido julgado até a data do pleito. Os votos dele não foram publicados inicialmente, mas tanto foram computados que Aloísio se tornou suplente e chegou a assumir a vaga na Assembléia.
Agora, Aloísio deve ser julgado nos próximos dias. Se ele for absolvido, os votos vão para ele e ele deverá ser considerado segundo colocado. Se ele for condenado, os votos que recebeu deverão ser considerados nulos e poderá haver alteração na quantidade de vereadores que sua coligação elegeu. Mas não há possibilidade, sob meu ponto de vista, de haver outra eleição para prefeito.
E os eleitores que votaram em Aloísio Vieira tiverem informações de que ele estava sofrendo um processo que pedia a negação de seu registro de candidatura, e sabiam que estavam correndo o risco de perderem seus votos.

Hugo Nogueira Luz é jornalista e não acredita mais que é possível fazer uma sociedade mais justa.
nogueiraluz@gmail.com

4 comentários:

Anônimo,  11:58  

Desculpas aceitas e situação perfeitamente entendida companheiro.
Fiz as contas e mesmo que os votos do A.V. forem considerados válidos a composição da C.V. não será alterada.

Abraço.

Anônimo,  13:44  

Exatamente. Até porque, pensando melhor, os votos de legenda não vão para o majoritário, e sim para a proporcional. Dessa forma, parece que não haveria alteração de qualquer forma.
Se quiser, passe-me seu e-mail para que eu encaminhe os Boletins.
Abraço

Anônimo,  17:50  

Querido jornalista Hugo, preciso de duas informações:
1º= por onde anda o senhor aluisio Vieira? ele ainda pode ser prefeito da nossa querida Lorena?

2º= é verdade que o mesmo(Aluisio), estará no programa Domingo Legal, no SBT, participando do quandro " De Volta para minha Terra"?
O povo está apreensivo querendo saber da veracidade dessas questôes, nos ajude...

Anônimo,  01:51  

Não entendo o que se passa na cabeça do povo que voutou no Aloísio e agora ficam reclamando pq ele não se elegeu, gente doida vota errado e agora querem votar novamente. Bom agora só resta á essas pessoas esperarem mais 4 anos e votarem novamente e dessa vez escolherem melhor seu candidato.Esse povo é estranho, votaram em um homem que roubou a cidade por 8 anos e não fez nada por ela.
Ainda bem que ele não foi eleito!!!!

  ©Template by Dicas Blogger.