Que assessoria é essa?
Quem acessou o site da prefeitura no último dia 29 de novembro pode uma notícia interessante. Segue a manchete da notícia: “Site da prefeitura é elogiado por munícipe”.
De acordo com a informação, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura recebeu, no dia 22 de novembro, um e-mail de um munícipe, “parabenizando a equipe responsável pelo site da prefeitura (www.lorena.sp.gov.br) que vem realizando um ótimo trabalho. A agenda atualizada foi motivo de destaque na mensagem recebida”.
Pergunto eu: isso deve ser motivo de orgulho por parte da prefeitura? Não, não deve. A assessoria de imprensa, bem como a equipe que responsável pela manutenção site não estão fazendo mais do que a obrigação. Estão recebendo do público para isso. Está garantido na constituição federal o direito de informação, que consiste em informar, se informar e de ser informado. E, a órgãos como prefeituras, câmaras, entre outras, é dever regido também por normas do Tribunal de Contas e por legislações específicas que determinar a transparência das informações aos munícipes.
Poderá dizer, o leitor: “mas há outros órgãos que não possuem meios de comunicação ou não o fazem da maneira adequada”.
Sim, concordo, e é preciso que, cada vez mais, estejamos atentos e cobrando para que as informações sejam repassadas mais e com melhor qualidade.
Acho que o munícipe está correto em informar, mas acho um absurdo que isso tenha se tornado notícia por parte da assessoria de comunicação. Há um grande equívoco por parte de quem está à frente da órgão. Uma A.I. de uma prefeitura deve servir para aproximar cada vez mais a população do que ocorre nos Poderes da cidade e naquilo que influencia em suas vidas, e não simplesmente em ficar se vangloriando.
Só um detalhe. O e-mail foi recebido no dia 22 de novembro, por que só foi ao ar a notícia no dia 29?
Hugo Nogueira Luz é jornalista.De acordo com a informação, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura recebeu, no dia 22 de novembro, um e-mail de um munícipe, “parabenizando a equipe responsável pelo site da prefeitura (www.lorena.sp.gov.br) que vem realizando um ótimo trabalho. A agenda atualizada foi motivo de destaque na mensagem recebida”.
Pergunto eu: isso deve ser motivo de orgulho por parte da prefeitura? Não, não deve. A assessoria de imprensa, bem como a equipe que responsável pela manutenção site não estão fazendo mais do que a obrigação. Estão recebendo do público para isso. Está garantido na constituição federal o direito de informação, que consiste em informar, se informar e de ser informado. E, a órgãos como prefeituras, câmaras, entre outras, é dever regido também por normas do Tribunal de Contas e por legislações específicas que determinar a transparência das informações aos munícipes.
Poderá dizer, o leitor: “mas há outros órgãos que não possuem meios de comunicação ou não o fazem da maneira adequada”.
Sim, concordo, e é preciso que, cada vez mais, estejamos atentos e cobrando para que as informações sejam repassadas mais e com melhor qualidade.
Acho que o munícipe está correto em informar, mas acho um absurdo que isso tenha se tornado notícia por parte da assessoria de comunicação. Há um grande equívoco por parte de quem está à frente da órgão. Uma A.I. de uma prefeitura deve servir para aproximar cada vez mais a população do que ocorre nos Poderes da cidade e naquilo que influencia em suas vidas, e não simplesmente em ficar se vangloriando.
Só um detalhe. O e-mail foi recebido no dia 22 de novembro, por que só foi ao ar a notícia no dia 29?
nogueiraluz@gmail.com
Elogio ou crítica?
Difere-se amplamente um elogio de uma crítica. A crítica construtiva pode tornar-se um elogio, mas por si só não o é. Quem observar a mensagem verá que apesar de ressaltar a melhoria do site, o munícipe cobra também maior divulgação de informação, e a antecipação destas. A de se convir que o site da prefeitura cresça nestes últimos meses. Fato que não se pode falar do site da Câmara, onde o munícipe em questão protocolou a presidência da câmara sem nenhum retorno, ha mais de um ano, sobre links apresentados naquele site que não funciona. Também relatou o fato a todos os vereadores, mas até o momento nada foi feito para melhorar o desempenho do site. Por isto vem a esclarecer o motivo do elogio da melhoria, pois também cobrou dos responsáveis pelo site da prefeitura melhora, e aos poucos estão cumprindo o dever de atualizá-lo. Dever sim, pois é erário público. O munícipe sequer foi consultado sobre o direito da divulgação de sua mensagem, mas aceita e deseja que esta sirva para debate. Afinal o legislativo cobra tanto do executivo, fiscalizam tanto o executivo, e estes (os nobres edis) esquecem de se fiscalizar. Quem adentra o site da Câmara Municipal de Lorena observa para sua tristeza que a pauta geralmente é colocada na véspera ou no dia da discussão da mesma, e às vezes o site fica sem alteração por mais de uma semana. Isto não se vê mais no site da prefeitura, está melhor, mais atualizado, ainda falta muito, mas que melhorou, sim melhorou. É obrigação sim, mas parabéns a equipe que busca pela melhora, pois vejo assessores de vereadores, funcionários públicos, etc... Que ficam de braços cruzados, nem sequer perdem o tempo de responder nossos e-mails. Aliás, fato este que na Câmara Municipal e rotineiro acontecer, pouco é o retorno, e geralmente quando o interesse é do lado de lá. Sobre o tempo real do envio de uma mensagem, numa diferença de 7 (sete) dias, não é nada em comparação a respostas que não vêem há mais de um ano por parte da Câmara. Quem dera fosse publicado no site da Câmara as reclamações dos cidadãos!
José Antonio Milet Freitas
(autor do artigo para a prefeitura)
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