Collor derrotou o PT?
Não tenho acesso a internet aqui em Rio Claro como gostaria. Para ajudar, ainda perdi a hora hoje cedo e não pude assistir o Bom dia, Brasil. Então, qual não foi minha surpresa quando abri meu orkut e lá vi um comentário de meu amigo e
ombudsman desse Blog, Luiz Eduardo Giaconi me dizendo que o dia 04 de março ficaria marcado como o " dia em que Fernando Collor derrotou o PT mais uma vez".
ombudsman desse Blog, Luiz Eduardo Giaconi me dizendo que o dia 04 de março ficaria marcado como o " dia em que Fernando Collor derrotou o PT mais uma vez".
Sinceramente, Luiz, não tinha a menor idéia do que você esta
va falando, infelizmente. Fui ver do que se tratava, e não pude deixar de rir. Vi um vídeo em que o Senador Aloízio Mercadante, do PT de São Paulo, batia boca com o ex-presidente renunciado, Fernando Collor de Melo, sobre a eleição da Comissão de Infra-estrutura do Senado, Comissão esta dita excencial para as obras do PAC.

O fato: O PT queria eleger Ideli Salvatti na Comissão, e Collor obteve 13 dos 23 votos, derrotando a petista. São vários aspectos, vamos a eles. Mas de início, Salvatti afirmou que não "temos escolha de outra Comissão em que na hora da escolha do presidente tenha havido votação". Pergunto eu, então: como é feita a escolha? (Leia mais aqui)
Me desculpa, a senadora, mas em meus quatro anos de experiência em uma Câmara Municipal, não tenho notícia de uma escolha dessas que não tenha sido por eleição, e se no Senado não é assim, deveria ser.
Você poderia se perguntar ou me perguntar: por que esse tom? Porque o PT tem que deixar de errar. O Governo Lula tem se mostrado um excelente governo, bom para o Brasil e para os brasileiros, como comprovado em minha primeira aula de economia na Unicamp, antes de ontem. Mas o PT se mostrou, desde 1 de janeiro de 2003, um partido incompetente quando está no governo, do ponto de vista de acordos partidários.
Vários casos, como o próprio mensalão e a CPI dos Correios podem comprovar isso. Mas isso, o que meu amigo Luiz Eduardo considerou mais uma vitória de Collor sobre o PT, trata-se mais de mais uma demonstração de incompetência do partido. E não digo que isso seja de todo ruim.
O PT, em muitos aspectos, é inocente politicamente, em alguns aspectos eu disse. Não vou me alongar muito, mas desde a posse de Lula, um dos grandes problemas do partido tem sido a tal governabilidade. Fazer acordos com muitos partidos é, e não se iluda, é excencial para que um partido possa governar

Esperar fidelidade de Renan Calheiros? Hora, até é possível. Até o limite de seus próprios interesses. Foi ilusão do PT achar que isso ia acontecer. E o mais absurdo é ver o Senador Mercadante, com toda sua história e tradição, dando declarações enrraivecidas com esse fato. Chegou até a falar besteira. Disse que o que aconteceu foi uma "aliança expúrea entre Renan Calheiros e Fernando Collor de Melo, que interferiu no direito legítimo e democrático da bancada do Partido dos Trabalhadores, que indicava a Senadora Ideli Salvatti". Ouviu a resposta que merecia de Color.
Desculpe-me, Senador, mas não vejo direito legítimo e democrático algum da bancada do PT de indicar ninguém. Legítimo, para mim, é eleição, e se Color venceu, parabéns a ele.
Não pense, meu amigo Luiz Eduardo, que estou só metendo o pau no PT. Porque esse pensamento do Mercadante é o pensamento da maioria do Congresso, dominada por PMDBistas e Demos, e que o PT era uma excessão há alguns anos. Hoje a coisa não é mais tão assim.
De certa forma, Luiz, achei até bom essa derrota do PT. Quem sabe não é um caminho para voltarmos a ser o que éramos. E alias, nunca se viu nesse país um governo tão bom. Abraços
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com
nogueiraluz@gmail.com
Caro, Hugo. A política nossa de cada dia só nos reserva surpresas. Titio Renan sabe como ninguém retribuir uma gentileza. Concordo com o rótulo de incompetência do PT.
Temos que cornetar!!!
Tentarei cornetar sobre isso e muito mais lá no blogdocornetta.
Boas.
"O Governo Lula tem se mostrado um excelente governo."
"E alias, nunca se viu nesse país um governo tão bom."
Antes de comentar, só gostaria de destacar as duas frases acima. Na verdade, caro colega, o governo Lula não passa do medíocre. Uma cópia mal-acabada do governo FHC em política interna, tanto na economia, quanto nas questões socias. Na política externa, um antro de bajulação a todo e qualquer bufão populista latino-americano. Mas isso são outros quinhentos.
Sobre a vitória collorida, vinte anos depois da primeira, só escancara a arrogância do Partido dos Trabalhadores, especialmente de figuras como Mercadante e Ideli. Aliás, deve ter sido bem estranha a sensação para Mercadante ao ver Collor vencer a disputa. Afinal, ninguém encarnou melhor o papel de Torquemada do que ele em 1992.
Só digo que é muito interessante ver o partido que sempre se colocou como "reserva moral" e acima de qualquer suspeita bajulando e sendo chantageado pelas velhas raposas do PMDB. E graças a Deus o partido é inocente políticamente, como você mesmo afirma. Pobre do Brasil se não fosse.
Hugo, tenho nojo dessas cambadas. Renan? Que merda! O Governo Lula, na minha opinião tem uma forte liderança com Lula, mas projetos próprios e ministérios são muito fracos. Me conte algo de inovador no Ministério da Educação? Cultura? Saúde?
Caro Hugo, achei o seu blog kra... Soh respondendo ao João, bem, na área da educação, podemos destacar a criação do PROUNI, q permite com que studantes q nunk teriam condições d fzr uma universidade ingressem em faculdades de renome, como PUC e MACKENZIE, sem pagar nada por isso... E se formarem médicos, advogados, engenheiros, quebrando um pouco o monopólio da elite sobre esses cursos... Na saúde, a kebra das patentes sobre remédios contra a AIDS, q beneficiou naum soh o povo brasileiro, mas tb a africa cm um todo...
Hugo, gostei do blog rapaz...
Vou passa smp por aq...
Abraços
Allison
Postar um comentário