Câmara estuda criar curso de gestão pública para prefeitos
Do site da Câmara Federal - A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 459/10, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que torna obrigatória a criação pelas prefeituras de todo o País de cursos de gestão pública para prefeitos em primeiro mandato. O objetivo dos cursos será apresentar as competências do cargo, as regras de funcionamento das instituições públicas e as normas orçamentárias.
"Muitos prefeitos assumem o cargo sem uma noção clara de suas competências. A frequência a curso de administração pública e orçamentos poderá contribuir para o esclarecimento dos novos chefes do Executivo local", argumenta Dr. Ubiali.
Coordenado por cada município, o treinamento, de acordo com a proposta, terá duração de três meses e deverá ter início em até 15 dias após a posse do prefeito eleito.
Tramitação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará a admissibilidadeExame preliminar feito pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre a constitucionalidade de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A CCJ examina se a proposta fere uma cláusula pétrea da Constituição, se está redigida de acordo com a técnica correta e não fere princípios orçamentários. Se for aprovada nessa fase, a proposta será encaminhada a uma comissão especial que será criada especificamente para analisá-la. Se for considerada inconstitucional, a proposta será arquivada. da proposta. Se admitida, será examinada por comissão especial e, posteriormente, votada em dois turnos pelo Plenário.
Veja a proposta aqui.
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com
É um bom começo,mas não o suficiente.Pior do que a incopetência é a intênção de se eleger para surrupiar os cofres públicos, não fazer nada pela cidade e usar o dinheiro do povo para campanha própria.
o andre tem razao!!!mas o pior nao e isso,o que mais entristece e que so vamos ter esperança daqui a 3 anos,pois como se diz na roça:burro velho nao pega marcha!!!
Apenas curso de gestão pública não resolve. Ajuda mas o melhor seria formação de caráter. Falta para a maioria dos vereadores e ao prefeito. Estão lá para enganar a população e tirar proveito próprio. O povo tem que aprender a votar e não trocar favores e empreguinhos.
Eu sei que as palavras do Sr.José Antonio podem soar um tanto pesadas. mas são comentários de quem está revoltado com essa política de várias caras que a maior parte dos governantes de Lorena estão adotando e isso respinga na população!
Postar um comentário