17 de abril de 2010

Clima deve voltar a esquentar nas Sessões de Câmara de Lorena

Segunda passada foi o que se pode chamar de um dia incomum na Câmara Municipal de Lorena. Há anos, e há mandatos, não é de se estranhar brigas, gritarias, xingamentos, agressões verbais, recentemente até mesmo iminência de físicas. Mas o fato de uma Sessão não ocorrer por falta de quórum não é algo que ocorra, nem mesmo eventualmente. Mas o que ocasionou essa ausência em massa? E mais: porque os vereadores ausentes são membros do que pode se chamar de Base Aliada do Prefeito, hoje?

Sim, estavam no Plenário Roberto Bastos, o Totô, dr. Martinho e Élcio Vieira Júnior. Esses três, por motivos distintos, são os três que tem discordado sistematicamente da postura da Administração do dr. Paulo Neme. Inicialmente falou-se em uma reunião com o prefeito. Tudo bem. Os vereadores das bases dos diferentes prefeitos se reúnem às segundas desde que me conheço por gente. Mas o que seria a pauta desse reunião para ela se alongar tanto assim?

Parece que há uma explicação. De acordo com fontes fidedigmas, o que fez com que os vereadores se atrasassem ainda é o racha que recentemente tumultuou as Sessões. Quem não se lembra do suspeito caso do arrombamento ao gabinete do vereador Galão? De acordo com notícias de bastidores, o que se buscava seria um possível projeto que revogaria o artigo do Regimento Interno da Câmara que autorizaria re-eleição para presidente da Casa. Depois do caso, nada se falou mais sobre o projeto.

Agora, ao que tudo indica, o caso volta a baila. O prefeito teria reunido sua "base aliada" solicitando que um novo projeto fosse feito, de forma a impedir a tentativa de reeleição do atual mandatário, Élcio Júnior. A eleição, que ocorreria em situações normais no final do ano, pode ser antecipadas para julho. Até o momento são possíveis candidatos Élcio e Rogérinho 100%. Entretanto, há um líder nato despontando entre os vereadores. Trata-se de Marcelo Alvarenga, que é um dos poucos vereadores de segundo mandato e já ocupou a vice-presidência e a primeira secretaria da Casa.

Ainda não é confirmado, mas parece que alguns vereadores teriam aderido à idéia de que: "se o Macelo for eu vou junto". Ah, de acordo com informações, o resultado da reunião foi a assinatura de sete vereadores no possível projeto de Lei que alteraria o Regimento Interno. Parece que o clima na Câmara deve voltar a esquentar.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

3 comentários:

Anônimo,  12:40  

E será possível que o Marcelinho como presidente da Câmara é bom para Lorena? É uma péssima solução.

André,  18:34  

É, a população fez a barba,cabelo e bigode no que se refere a péssimo voto.Vai ser assim: 3 anos restantes de tudo, menos trabalho sério, justo e honesto para a cidade de Lorena.Parabéns para a maior parte da população de Lorena;vcs conseguiram!!

Unknown 19:16  

É uma pena mas, estamos orfãos de bons políticos. Esse Marcelinho fisiologista faz o jogo do Paulo Neme e só prejudica Lorena. Nesta turma que aí está nenhum serve. Deveriam pedir para sair. Quem sabe poderíamos ajudar a melhorar Lorena. Nunca ví a cidade tão abandonada e esculhanbada como agora!

  ©Template by Dicas Blogger.