18 de abril de 2010

De Olho na Rodada!


Neste domingo de Deus, o Santos bateu o São Paulo na Vila Belmiro, por 3 a 0, e garantiu a vaga para a decisão do Campeonato Paulista. Placar elástico, show de Neymar, Robinho e Ganso, comemorações criativas, paradinha na cobrança de pênalti... Tudo dentro do script alvinegro e o que já acompanhamos desde o inicio da boa fase santista.

Do outro lado o torcedor são-paulino fez sua parte e acreditou até o fim (ou pelo menos até Neymar abrir o placar). Em campo o tricolor não correspondeu, não correu e não criou. Viu o Santos jogar! E mais, caiu por falta de sorte. Maldita hora em que foi cruzar o caminho dos meninos da Vila.

A “reação” na primeira partida encheu os torcedores do São Paulo de esperança. Um “suspiro” de raça e a chance do título estava de volta. 2 a 2. Ufa, ainda dá, apesar do terceiro gol santista! Futebol é isso: emoção, paixão. Tão apaixonante que nos cega. Como disse o poeta inglês William Shakespeare, “Oh, paixão, que fazes com meus olhos que não enxergam o que vêem”. E só quem não viu o primeiro jogo poderia achar que dava.

Com todo respeito à tradição do time do Morumbi, mas o Santos garantiu a vaga no último domingo. E vai desenhando, lance a lance, o título. Um prêmio a quem vem jogando melhor há muito tempo. O Santos está há um passo (ou duas partidas) de se sagrar o campeão paulista de 2010 por merecimento.

Do outro lado um Santo André que também fez por merecer e, assim como o Peixe, garantiu a vaga no primeiro jogo. Perdeu por 2 a 1 neste domingo, mas usou a segunda melhor campanha da fase de classificação como critério. Será difícil segurar o Peixe? Sim. Mas não acredito que, se aconteça, um título sobre o Ramalhão tenha menos prestígio. Sonhar, torcer e se apaixonar! O time do ABC pode e deve sim acreditar na conquista.

De Placa: Botafogo, Ipatinga e Inter. O Glorioso venceu de forma inquestionável o Flamengo e conquistou o estadual do Rio. Em Minas o Ipatinga bateu o todo poderoso Cruzeiro e vai à final. Já no sul, apesar de campanha irregular na fase de classificação, o Colorado fez valer a tradição e conquistou o direito de disputar a final com o Grêmio.

Canelada: Adriano e a falta de comprometimento. O atacante ficou fora de três partidas importantes do Flamengo, pelo Carioca e Libertadores, e chamou a responsabilidade para si antes da partida de hoje. Não foi visto em campo e ainda perdeu um pênalti.

Curiosidade: O primeiro título estadual do Santos foi conquistado em 17 de novembro de 1932. Na ocasião o Peixe venceu o Corinthians, por 2 a 0, no Parque São Jorge. Os gols foram marcados por Raul Cabral Guedes e Araken Patusca. Este foi o primeiro grande título do clube, fundado em 1912.

Leonardo Souza é estudante de Jornalismo
leosouza.jor@gmail.com
www.twitter.com/leocsouza

1 comentários:

Aldo,  20:55  

Parabéns ao Santos, que mereceu a vitória e está merecendo o título., aos jovens que tem demonstrado que experiência é importante, mas garra e vontade são fundamentais e ao blog e ao colunista, que analisaram e trouxeram informações e curiosidades interessantes.

O jornalismo hoje tem tanta informação que falta opinião de propriedade.

Parabéns.

Aldo Santana

  ©Template by Dicas Blogger.