16 de maio de 2010

Nexans anuncia fechamento e 333 devem ficar sem emprego em Lorena

A fábrica de Lorena da empresa Nexans anunciou, nessa semana, que deverá fechar suas portas. O fato deve deixar 333 funcionários sem emprego. Um impacto considerável na economia do município, que, ao que tudo indica, já não vive um momento muito bom.

Fábrica da Nexans, antiga Furukawa, em Lorena

O anúncio, que foi confirmado em um café da manhã com todos os funcionários no Clube dos 500, já estava sendo previsto há um ano e deve ocorrer de maneira gradual, durante o período de um ano. A empresa, que vai transferir as linhas de produção da cidade para o Rio de Janeiro e Americana, colocou psicólogas e um serviço de recrutamento à disposição dos funcionários, numa tentativa de reduzir os impactos da atitude.

De acordo com informações, embora o fechamento fosse previsto, a notícia pegou os setores competentes da prefeitura de surpresa, o que não é surpresa alguma. Durante a semana, o Secretário de Obras da cidade, Célio Melilo, inexplicavelmente deu entrevistas em rádios locais, afirmando que estava tomando à frente das discussões e que foi procurar a diretoria da empresa para negociar. Estranhamos, uma vez que Lorena tem como Secretário de Desenvolvimento o competente Luiz Gustavo, funcionário técnico, que ocupa funções na secretaria há muitos anos.

A intromissão do responsável pelas Obras não poderia ter dado em coisa boa. Informações dão conta que a empresa foi categórica ao afirmar aos emissários da prefeitura que nada poderia ser feito, ainda mais agora, depois de que tudo já aconteceu. Talvez se essa iniciativa fosse tomada antes algo pudesse ser revertido.

Mas mesmo assim, o Executivo de Lorena, na pessoa do Secretário de Obras, está convocando toda a população para um debate sobre o assunto, no Sindicato dos Metalúrgicos de Lorena, para amanhã, dia 17, onde serão discutidas possíveis saídas, imaginadas pela prefeitura. Entre elas, parece que está a idéia da criação de uma ONG para que os funcionários fiquem à frente da fábrica. Não é querer ser pessimista, mas a idéia me parece inviável. Como dito anteriormente, se havia algo a ser feito, o tempo já foi e nada foi feito pela Administração Municipal de Lorena.

A NEXANS em Lorena


A unidade de produção de cabos está instalada em Lorena desde 1958. Até 2003 pertencia à empresa Furukawa Cabos Energia (FCE), quando foi adquirida pela Nexans. Nos anos posteriores, recebeu investimentos e novos galpões de produção foram construídos.

333 funcionários trabalham atualmente na indústria, que fabrica cabos para transmissão de energia, em Lorena.

  


Hugo Nogueira Luz é jornalista. nogueiraluz@gmail.com

4 comentários:

Anônimo,  18:42  

São 333 empregos mais os empregos indiretos. Vejam que não são poucos. A Administração Pública deveria estar sempre procurando as empresas que atuam em Lorena e acompanhando seus passos para poder prevenir qualquer desastre como esse. Lembro da campanha do Dr. Paulo: Lorena é a bola da vez, muitas industrias para cá virão. Hoje podemos dizer as poucas que temos de cá irão.

Anônimo,  18:46  

Estranho, este Célio Melilo metido em tudo, já dizem que será candidato apoiado pelo Dr. Paulo. Com este apoio não elege nem para síndico da garagem da prefeitura!
Convocar a população para que? A responsabilidade é deles, para isto que o prefeito foi eleito. Para representar a população. Agora que o doce desandou convoca a população. Tenha dó!

Alerta vermelho Prestem Atenção,  20:02  

Falta vergonha na cara, o Célio Melilo, agora é o secretário de Industria e Comércio, pois o titular não trabalha e quer só tomar cafézinho no Malerba, percebemos que o Prefeito está preocupado em gerar vagabundo e não trabalhadores, o caso Nexans é decepcionante, e o absurdo é o Prefeito indicar para trabalhar na ACCB, a empresa que administra a saúde em Lorena o seu namorado o famoso PUCA, aquele que foi demitido por roubar motor de caminhão, carroceiria do caminhão, ou seja só rouba coisas grandes, e hoje ele indiciado como ladrão e ganha o premio com este emprego, isto só acontece nesta administração, e politicos opositores junto com os vereadores que não fazem nada, parece que a merda é a mesma só muda as moscas, pois ninguém faz nada, porque será?

André,  10:32  

Está aí gente.Vcs da Nexans que perderão os empregos podem "agradecer" aos safados que votaram no paulo neme para continuar na prefeitura ou que tiveram a promessa de entrar! Hoje eles estão lá de boa ganhando por 3 de carreira e vcs estarão no olho da rua! Podem ser gratos aos comissionados do paulo neme!

  ©Template by Dicas Blogger.