1 de junho de 2010

Lorenense assume Comando da Marinha do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

O Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, da Marinha do Brasil, assumiu, há um mês, o Comando do 6 Comando Naval, que abrange regiões importantes dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A região é estratégica por se tratar de território de fronteira com a Bolívia. (Veja quadro de Comandantes do 6 Comando Naval)

Almirante Sávio durante cerimônia de Posse
Nascido em Lorena, filho do saudaso seu Nogueira, que trabalho durante anos na Fábrica presidente Vargas, em Piquete e depois na Drogani, do seu Duarte, Domingos Sávio saiu do Vale do Paraíba aos 17 anos para ingressar na Escola de Oficiais da Marinha, em Angra dos Reis. Depois de uma carreira de sucessos tendo servido em diversas cidades do Brasil, inclusive prestado serviços na capital norte-americana (Washington) por dois anos, atingiu o posto de Almirante tendo sido indicado pelo presidente Lula.

Durante dois anos, o Almirante Sávio, ainda Capitão de Mar e Guerra, prestou serviço diretamente à presidência da República, sendo um dos responsáveis pela segurança do presidente durante suas viagens. Constantemente vem à Lorena, onde está toda sua família. Sua mãe, Maria Auxiliadora Almeida Nogueira, suas irmãs Agueda Nogueira Luz, Maria Angélica Nogueira Cruz e Marineide Almeida Nogueira moram em Lorena e, infelizmente, não estiveram na cerimônia de posse de Sávio, em Ladário, no mês passado.

Alex, Luiz Carlos, José Francisco, Grava, Sávio, Paulo e Narciso
Mas toda a família teve notícias recentes de como estão as coisas em Ladário. Em viagem recente ao Mato Grosso, o pescador lorenese Paulo Araújo Luz esteve com o Almirante Sávio. Paulo é concunhado de Sávio, uma vez que é irmão de meu pai, Hugo de Araújo Luz e, portanto, cunhado de minha mãe, irmã do Almirante.

Sávio é constantemente lembrado em Lorena nas páginas do Guaypacaré, jornal de propriedade da família Stautt Oliveira. Bosco "Paçoca" é amigo de infância de Sávio e quando se reúnem os dois contam incansáveis histórias sobre a fundanção do Grupo de Escoteiros Guaypacaré, de Lorena.

O jornalista Bosco "Paçoca" e o Almirante Sávio, em encontro em Lorena

A cidade das Palmeiras Imperiais fica feliz de ver loreneses ilustres, ocupando cargos de destaque e de relevância para a nação. Precisamos, cada vez mais, de pessoas como essas.

Hugo Nogueira Luz é jornalista. 
nogueiraluz@gmail.com

1 comentários:

AndréCidadão,  16:36  

Como filho de um Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira sinto o prazer em dar os parabéns ao Almirante Sávio e dizer que ele é o verdadeiro orgulho para a cidade de Lorena,tão órfã de autoridades de caráter!Parabéns Almirante Sávio!

  ©Template by Dicas Blogger.