9 de março de 2010

Protestos e ameaça de invasão levam à interrupção da Sessão de Câmara



Nasci em Lorena e acompanho a vida política da cidade há muitos anos. O que vi nessa última segunda, dia 8 de março, me deixou perplexo. O Plenário da Casa estava cheio, coisa fora do comum quando não há projetos polêmicos. Muitos funcionários da prefeitura estavam presentes, pelo que se via, na maioria comissionados. Prevendo o que poderia acontecer, o presidente solicitou apoio da Polícia Militar, o que também não é normal.


Quando o vereador Élcio Viera Jr tomou a palavra, os funcionários da Prefeitura começaram a fazer o que foram mandados a fazer. Com gritos de traíra, nariz de palhaço e palavras de baixo calão, iniciaram um grande tumulto na Casa.

Daí em diante o que se viu foi um festival de palavrões, empurra empurra e ameaças de invasão ao Plenário, até que a policia teve que usar da força para evitar o pior. O protesto teria ocorrido porque o vereador Élcio Jr. estava criticando o prefeito, realizando, inclusive, denúncias de corrupção contra a atual Administração.

Não estamos aqui para tomar partido deste ou daquele, mas não me lembrava que vivíamos em uma ditadura. E, já que, como afirma o prefeito em uma das frases prontas mais tolas que eu ouvi na política, “a verdade sempre aparece”, por que não, já que há denúncias, esclarecê-las uma a uma?

Numa atitude que eu dificilmente vi, a Sessão foi suspensa por questão de segurança. Para quem estava ali presente, ficou claro que o protesto não partiu da população. Quem se indignou foram funcionários indicados pela chefia da Administração municipal.

Lembro-me que no tempo do ex-prefeito Aloísio Vieira, que era chamado de Dragão da Maldade, isto jamais aconteceu. Quando a população elegeu esse novo governo para o segundo mandado, eles prometeram “+ 4 anos de paz”, mas o que temos visto esta se aproximando mais da lei do cangaço.

Volto a dizer: não me importa o que está acontecendo entre o atual presidente da Câmara e o prefeito. Existe um racha? Parece que sim, e ele pode trazer inúmeros benefícios para a democracia, uma vez que os Poderes devem ser independentes, mas o que não pode é faltar é respeito.

Prometeram-nos + 4 anos de paz, mas falta tudo. Principalmente dignidade. E o único culpado foi quem começou tudo isso. O próprio prefeito Paulo Neme.

Na saída, sob proteção policial, o presidente afirmou às rádios locais que esse fato não vai calar sua boca. Disse ainda que tem sido ameaçado de morte, mas que mesmo assim já tem nova denúncia de desvio de dinheiro público na Prefeitura para a semana que vem. E não se esqueçam que, como falamos anteriormente, a denúncia vem de quem conhece a coisa por dentro. Parece que o prefeito não anda lendo nosso Blog. É guerra clara e alguém deu o famoso tiro no pé.

Claudemir Thomaz, vigilante, ex-assessor parlamentar é comentarista político.

6 comentários:

andré,  13:13  

Acho que os funcionários que foram até a câmara não atinge aos concursados, pois eles têm mais o que fazer e não devem favores a ninguém.Quem deve ao prefeio paulo neme são os funcionários comissionados, porque entraram pela porta dos fundo da prefeitura, e mais uma vez não demonstram fazer parte de uma democraia justa, votam naquele candidato que promete pô-los dentro da prefeitura e agora esse protesto que é falso, nada haver mesmo com democracia.Lámentavel.

Francisco Carlos Souza,  16:09  

Claudemir, seu texto é claro e objetivo. Demonstra a indignação de muitos de nossa cidade. Vergonha! Vergonha! Vergonha! Sem comando, o barco, pelo jeito, vai bater no iceberg pitbull!!! Abraços e parabéns!

Cidinha do Olaria,  21:22  

Ola hugo quanto tempo sem ler seu blog.
que bom poder me atualizar da vida politica da provincia das palmeiras imperiais.
Parabens pela abordagem...
Agora sobre os fatos, lamentaval como qualquer coisa que sai da regra na politica nacional.
Pelo jeito isso vai longe, pois como diz os mais sábios, " se um dos comparsas se desliga do bando, a quadrilha corre um grande risco de ser denunciada...e ai será chumbo trocado, já que a familia Vieira pintou e bordou na oficina de costura de Paulo Neme...
ops: na prefeitura sob adm. de Paulo Neme.

Anônimo,  13:53  

façam suas contas? eleiçoes de 2008,perto de 3000 funcionarios diretos e indiretos,cada um com no minimo 3 eleitores por familia,o atual prefeito teve uma saida no minimo de 9000 votos na eleiçao,e voçes acham que o plenario da camara estavam a populaçao que a radio local insiste em dizer,mentira pura!!!eram os mesmos funcionarios comissionados que ajudaram na eleiçao desse governo omisso e decadente!!!

André,  11:34  

Concordo com o anônimo.Vou explicar:o funcionário de carreira tem que trabalhar e a ele não é dado folga nenhuma, já ao comissionado, ele pode quase tudo pois é protegido pelo paulo neme e se os senhores pudessem averiguar veriam que a maior parte dos funcionários comissionados não fazem nada na maior parte do tempo,isso é todos os dias!

cardoso,  11:33  

André, não se pode generalizar... tem comissionado que trabalha até no sábado e no domingo. Os pais do Hugo são testemunhas, perguntem a eles se a Casa da Cultura não está aberta todos os domingos até ás 19h30. Tenho ido assistir aos filmes no CineSesc e em alguns domingos até o próprio secretário esteve presente.
Não generalize... Dê nomes, quem são os bons e quem são os ruins, isso existe em todas as classes, em todas as profissões...

  ©Template by Dicas Blogger.