10 de julho de 2015

O Fla Flu da Política

A política é uma atividade essencial para a vida social. A própria origem da palavra, no grego, significa cidadão (politikos = morador da Pólis, cidade). Mas, não é de hoje que os brasileiros mantem-se à determinada distância da política. Ouso dizer que boa parte da população destila certo ódio a ela, mais especificamente aos “políticos”. E, junto com o ódio surge algo tão prejudicial quanto: a paixão.

Mas o que é paixão? Uma rápida busca nós traz significados como: algo que acontece a uma pessoa independente de sua vontade ou mesmo contra ela; derivado de pathos e patologia.

Óbvio que estes são somente alguns dos significados, mas mostra um lado perigoso da paixão. Quem está apaixonado age quase que exclusivamente com emoção, deixando a razão de lado. Dois jovens namorados podem matar e morrer em nome desse amor, como, na literatura, Romeu e Julieta. Como esquecer o caso de Eloá, que foi morta na frente das câmeras que transmitiam tudo para o mundo todo? Por que? Por paixão!

É o que está acontecendo com a política no Brasil. A paixão está tomando conta de tudo. E essa doença está cegando as pessoas. Ninguém pensa mais se tal medida é boa ou ruim para o Brasil, se irá ajudar a resolver os problemas futuros ou não. Só se enxerga cores, bandeiras. Quase como um FLA X FLU, ou então um Corinthians e Palmeiras.

E isso precisa acabar, pois só quem ganha com isso são os maus políticos. A população, que se manteve afastada da política por tanto tempo, precisa entender que o ódio não vai mudar nada nesse momento. Se cada um ficar na torcida pela vitória “do seu”, quem vai perder somos todos nós.

A visão tão disseminada de que “político é tudo igual” serve para nos afastar cada vez mais daquilo que é realmente importante. Existem políticos desonestos em todos os partidos. Mas há, sim, políticos honestos. É preciso participar, discutir, cobrar, principalmente cobrar, acompanhar as sessões e as votações, para que nas próximas eleições aqueles que atuam defendendo somente os interesses políticos partidários não voltem a se eleger.

Mas, para isso, é preciso deixar a paixão, e a emoção, de lado, e agir com a razão. Afinal, paixão de mais pode até matar. E o que está em jogo é nosso futuro.

Hugo Nogueira Luz é jornalista. nogueiraluz@gmail.com



1 comentários:

claudemir thomaz 17:55  

Vejo que neste cenario ficamos de tão forma envolvidos na guerra PT versus PSDB que nos esquecemos do principal.O atual congresso é o que temos de pior.Recheado de evangelicos, catolicos renovados,ruralistas e empresarios hoje nosso congresso é conservador.
A classe trabalhadora perdeu força, os sindicatos já não são representados.Um presidente da Câmara Messianico e ai temos as pautas absurdas.Perca de direitos dos trabalhadores, aumento da maioridade penal perseguição a gays e afins.A reforma política então e de fazer rir.Voltando ao topico principal do seu post nós ainda não aprendemos a votar.
O brasileiro não ve projetos e passamos por uma crise que não é somente do governo é nossa.Aos golpistas só um alento o governo foi eleito de forma democratica.Cabe a nós ajudalo a melhorar somente assim sairemos dessa crise.
Claudemir Thomaz.

  ©Template by Dicas Blogger.