10 de abril de 2010

Já que foi falado...



As bicicletas ficam mais ou menos assim, André? Abraços.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Falta de acesso: até as calçadas sofrem em Lorena

Um problema que muitas cidades enfrentam preocupam também os moradores de Lorena. A má conservação e a falta de fiscalização fazem com que as calçadas, espaços públicos, pertencentes ao município, tem se mostrado mais eficazes em impedir o acesso do que garantí-lo.


Um documento do Ministério Público de Minas Gerais traz a seguinte observação à respeito do assunto:

“Caminhar a pé é uma das atividades mais fundamentais do ser humano. Em princípio é uma atividade disponível a partir dos 2 anos de vida até a morte.” (GOLD, 2003) Além disso, praticamente, todos os deslocamentos envolvem pelo menos um percurso a pé, sendo que, em algum momento, todo mundo é pedestre.


Não basta lutarmos para implementar a acessibilidade nas edificações e meios de transporte, se as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aqui incluídos os idosos, não conseguem chegar até eles. As calçadas são o principal acesso às edificações e aos meios de transporte."

Em Lorena não é diferente. Afinal, uma cidade que não cuida de suas ruas, onde, no linguajar popular, os buracos fazem fila nas beiras das ruas, com as calçadas não seriam diferente. Não é incomum pessoas se aceidentarem em locais que não permitem a acessibilidade correta, obrigada pela Lei.



Aliás, lembro-me que em 2008, quando a prefeitura terminava as obras do calçadão e algumas em calçadas da região central, o MP, através de uma Ação movida pelo ex-vereador Coelho, obrigou o Executivo a refazer parte do serviço. O motivo? Não haviam sido instalados piso tátil direcional, ou seja, pisos que auxiliem no direcionamento de deficientes. Uma vergonha.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Resultado da enquete

Na madrugada de ontem se encerrou mais uma enquete de Por Trás das Cortinas. Dessa vez, perguntamos: "Você é a favor da castração química para pedófilos?", com relação ao projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES), que prevê o tratamento com medicamentos que diminuem o apetite sexual de condenados por pedofilia.

A participação foi expressiva: 121 votos em uma semana. Desses, 102 (84%) disseram que são a favor do procedimento. 13 pessoas (10%) se manifestaram contra à idéia. Três pessoas afirmaram ser favoráveis em partes e outras três não souberam o que responder.

Está aí, mais uma participação massiva em Por Trás das Cortinas. Obrigado, pessoal.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Para descontrair


Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

9 de abril de 2010

Eleições tecnológicas.

Depois da eleição de Barack Obama, mudou-se o paradigma de campanhas eleitorais em todo o mundo. Isso tem sido batido muito pela imprensa e pelo mundo político. A internet e os meios de comunicação sociai realmente farão a diferença nas eleições, indaga o Blog Mídia 8.

Descobri que isso é verdade e vai realmente mudar as eleições que ocorrerão no final do ano hoje, quando recebi dois e-mails. De linhas, informações e, sobretudo, partidos distintos, mas que passavam a mesma informação: a guerra midiática ganhou novo campo de batalha.

O PSDB me encaminhou um convite para participar do evento que marcará a entrada oficial do candidato tucano José Serra, na pré-disputa à eleição presidencial, em São Paulo, amanhã, dia 10, a partir das 8 da manhã. Caso não possa comparecer, o convite se estende a assistir o evento ao vivo, pela WebTV do partido. Essas novas tecnologias... 

Já o PT, como que adivinhando o evento do adversário, terá um debate com Lula e Dilma no ABC Paulista. Caso você não possa ir até o local, adivinhe, assista o vídeo no site do partido

Imprescionante, não? É, as tecnologias avançam e ninguém quer ficar para trás. Agora, além da Rádio e TV, os partidos devem tomar conta da internet. Preparem-se, amigos.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

8 de abril de 2010

Hospital Frei Galvão volta a atender pelo SUS

Com informações de Daniel Gonçalves da Radio RC.VALE
Depois de cancelar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Frei Galvão, de Guaratinguetá, informou que voltou a receber os pacientes a partir desta quarta (7).
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Junto e misturado

Grandes e pequenos fazem as
semifinais do paulistão 2010
Filipe chicarino

São Jorge até que deu uma mãozinha, mas os outros santos da noite Santo André e São Caetano não colaboraram e o Corinthians mesmo tendo goleado o Rio Claro por 5 a 1 está fora das semifinais do paulistão 2010. 

O elenco e a torcida corintiana já sabiam que chegar à última rodada dependendo do resultado de outras equipes para se classificar seria complicado. O algoz do alvinegro paulista foram seus maus resultados ao longo da competição. O que era para ter sido feito durante o campeonato não foi feito e o time de Parque São Jorge já convive com sua primeira eliminação em pleno ano do centenário. Será um presságio para o restante da temporada? Se continuar jogando o futebol “meia boca” que vem jogando e apostando no virtual aposentado Ronaldo, isso pode acontecer naturalmente.

Se Corinthians não entrou e o Palmeiras não chegou nem perto (prefiro nem comentar sobre o Palmeiras), o bom desempenho de Santo André e Grêmio Prudente demonstram o equilíbrio do campeonato paulista, que comparado com os de outros estados é o mais competitivo.  

A classificação das equipes não consideradas “grandes” não pode ser interpretada como zebra ou algo parecido. Em 2008 já tivemos dois times do interior disputando as semifinais Guaratinguetá e Ponte Preta e em 2007, Bragantino e São Caetano. Em ambos os anos um “pequeno” chegou a final. Isso mostra que quando os times do interior combinam planejamento, investimento e boa administração o resultado é o sucesso. O Grêmio Prudente, que até o início do ano era Barueri, em menos de 25 anos de história já está na elite do futebol brasileiro há 2 anos. Isso não é coincidência, é competência.

Voltando a decisão...

A fase final do paulistão 2010 revelará um ponto importante e que todos os torcedores que admiram o futebol querem saber: chegará o Santos, o melhor time da fase de classificação, o melhor ataque, enfim, o time mais completo, ao título paulista? A prova de fogo já começa no próximo fim de semana onde o time da vila enfrenta o tricolor do Morumbi. Nos três clássicos em que disputou na primeira fase, o Santos não foi tão brilhante como no restante do campeonato. Venceu o próprio São Paulo e o Corinthians por 2 a 1, resultados considerados magros em comparação a campanha que fez, e perdeu para o Palmeiras por 4 a 3. 

A partidas entre Santos e São Paulo será a final antecipada? Creio que não. Não podemos menosprezar Santo André e Grêmio Prudente que brilhantemente e jogando um bonito futebol chegaram as semifinais. E se um deles for campeão não será nenhuma zebra, pois o único esporte coletivo que ainda não há superioridade absoluta é o futebol. 

Grêmio Prudente, Santo André, Santos ou São Paulo, Independente de qual time seja o campeão, o futebol paulista já ganhou com um campeonato diferente e de qualidade. É só lembrarmos das alegres comemorações dos 61 gols dos meninos da vila durante o paulistão 2010.
  
Filipe Chicarino - jornalista
twitter: @Filipechicarino

Read more...

7 de abril de 2010

Em tempo: hoje é o dia nacional do Jornalista

Em tempo, mas sem tempo para escrever muito, indico a postagem da colega jornalista Michelly Ribeiro, que nos lembra que hoje é o dia nacional do Jornalista. E o que seria desse país sem esse profissional que dá sua vida para mudar a vida de outros, trabalhando muito, ganhando pouco, sem estrutura, sem rotina, sem expectativas.

Não é algo péssimo, senão não haveriam tanto, obviamente, mas é uma espécie de vício que traz muitas dores de cabeça. Mas, como bem fez a colega Michelly, lembremos o juramento que fizemos no dia de nossa formatura e que eu refaço a cada dia, quando sento para escrever algo:

“Juro:
exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com
a verdade e a informação; Atuarei dentro dos princípios universais
de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito
do cidadão à informação; Buscarei o aprimoramento das relações
humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade,
visando um futuro mais digno e mais justo
para todos os cidadãos brasileiros”.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.


Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...


Um dos piores vícios de quem está ocupando cargos no Poder Executivo é o de "ser bonzinho" e doar o que é propriedade pública. É como se o Estado fosse incapaz de administrar, então ele transfere para outro sua incapacidade. 

No final do mandato do ex prefeito Aloísio Viera, em uma manobra que parecia ser política, pois seu filho era candidato a reeleição em Cachoeira Paulista, foi cedida, por noventa anos, a "Águas do Barão" à Canção Nova, sob a custódia da Fundação João Paulo Segundo".

Tudo muito bonito. Até que o Ministério Público, já no governo Paulo Neme, chamasse a atenção da Administração: aquela doação teria sido ilegal. Porisso, a Canção Nova teve que devolver o "presente" que havia ganhado. No final do governo de Geraldo Alckmin foi feita a doação da fazenda Centri à Canção Nova. Esta, pertencente ao governo, servia para plantação de arroz e outros produtos.

Como sabemos, Gabriel Chalita, muito ligado ao Geraldo e também à Canção Nova, foi o mediador deste processo. Só que o Chalita é desafeto do Serra e quando decidiu sair do PSDB, fazendo críticas ao atual governo, aconteceu o que é normal na política.

O governo do estado pediu a área de volta, que também, havia sido cedida por noventa anos. Nessa semana a Canção Nova termina sua mudança e entrega a fazenda. Como vemos, política e religião não combinam. Basta vermos as bancadas religiosas no congresso e nas nossas Câmaras. E quando digo isso é para qualquer religião. Basta do poder executivo fazer caridade com o que não é dele. A municipalidade merece respeito.

Noticias de nossa terra

A verdade sempre aparece. Depois de denúncias na garagem, mudou o Secretario e tudo parece normal no fantástico mundo da Administração.

Há três sessões o vereador Totô pedia paz e respeito. Na última Sessão voltou a surtar. Não resistiu e quase tumultuou uma sessão que era para ser de paz.

Como será que estão as CEIs instaladas na Câmara de Lorena? Ninguém fala nada. Seria cheiro de Pizza no ar?

Claudemir Thomaz, ex-assessor parlamentar, vigilante, é comentarista político.

Read more...

De quem é a culpa da tragédia do Rio?


O Brasil é um país abençoado em termos de natureza. Aqui estamos a salvo de furacões, tsunamis e terremotos, mas constantemente somos surpreendidos por chuvas torrenciais que tornam a vida nas grandes cidades um verdadeiro caos, sem falar nas vidas perdidas nestes curtos episódios.

A mídia está criticando sobre a capacidade da cidade do Rio de Janeiro receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Acho que o caos e a paralisação da cidade é algo aceitável, pois esse tipo de tormenta pode ser comparado às nevascas no hemisfério norte, que paralisam as principais cidades do primeiro mundo.

A principal crítica a ser feita em cima deste episódio no Rio de Janeiro, e outros tantos episódios em São Paulo, deve ser em relação ao crescimento desordenado das grandes metrópoles. Milhões de pessoas estão morando em locais de alto risco e não é preciso ser nenhum gênio para constatar que nesses locais um dia a tragédia vai chegar.

A maioria destas moradias em áreas de risco está regularizada pelas prefeituras, pagam IPTU e possuem, teoricamente, o aval da Defesa Civil do município. A gestão pública deveria se responsabilizar pelos imóveis em áreas de risco e desocupar os que estão em situação irregular, mas essa seria mais uma das minhas utopias. O Estado do Rio de Janeiro não só apóia as favelas em morros, como promove como pontos turísticos da cidade.

A história da ocupação dos morros cariocas demanda da época do império, onde migrantes e escravos libertos começaram a construir seus barracos nestas áreas inabitadas na cidade do Rio de Janeiro. Este crescimento desordenado não foi encarado durante séculos e agora o problema atinge proporções gigantescas.

Mas e agora, será que existe alguma solução? Infelizmente, a resposta para esta pergunta é tão complexa quanto para as outras mazelas que assolam o nosso país. Como o Brasil é um país reconhecido pela sua política de camaradagem, as leis nem sempre são rigorosas, o que dá espaço para a população fazer o que bem entender, como, por exemplo, construir em locais proibidos.

Acredito que a solução seria a criação de um plano diretor bem detalhado, que contemple a urbanização de favelas e reorganização habitacional. Moradias em locais de riscos deveriam ser demolidas, e as pessoas reincidentes multadas por infrigirem a lei, pondo em risco suas vidas e de pessoas incapazes, como os filhos.

Claro que tudo isso é uma utopia, que jamais será cumprida no Brasil pelo um problema crônico da nossa política: a burocracia. Leis não podem ser cumpridas, medidas não podem ser tomadas, pois se precisa sempre de uma comissão de avaliação, para que se tenha certeza de que estas ações não fazem parte de nenhum esquema fraudulento.

É sempre assim, a corrupção é desculpa para a burocracia e a burocracia serve de pano de fundo para a corrupção. Tudo culpa de São Pedro, não é mesmo?!

Fábio Santos é jornalista
fabiohsantos@gmail.com
Sigame no twitter: @fabiohsantos

Read more...

6 de abril de 2010

48 horas para o fim da corrupção

Recebi esse e-mail e recebi repassar por falta de tempo de escrever à respeito. Vale a pena assinar.

Esta quarta-feira, ou seja, em 48 horas o Congresso vai votar uma lei que propõe eliminar do processo eleitoral candidatos acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes sérios!

Essa é a nossa chance de dar um passo gigante para acabar com a corrupção no Brasil. Porém, convencer os deputados a aprovarem esta lei não será fácil. Sendo ano de eleição, só vamos conseguir com uma mobilização popular massiva -- assine a petição que será entregue ao Congresso, só leva 2 min!

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?cl_taf_sign=6vLkYtf5

Obrigado!


Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

O "Lula" de popularidade do PSDB

 A revista Veja (ela mesmo, que não serve nem pra limpar...) dessa semana traz como entrevistado o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Detentor de uma aprovação de 92%, o mineiro foi vítima do protecionismo e bairrismo de seu partido, o PSDB, e agora foge do assédio para ser vice em uma suposta chapa puro sangue tucana. Seria como um coadjuntante que carrega sozinho o piano.



Na entrevista, Aécio mostra o que fez para que Minas tivesse a alavancada que teve nos últimos oito anos, com um crescimento significativo dos índices de saúde, educação, economia, entre outros. O tucano afirma que instalou um regime de meritocracia em todas as instituições pública do estado, fazendo com que cada órgão público funcionasse como uma empresa.

Sobre a sucessão presidencial e a hipótese de ser candidato a vice na chapa de Serra, Aécio afirma que é mais útil sendo candidato ao Senado por MG. Para quem achava que o neto de Tancredo não teria personalidade suficiente para peitar o partido e dizer não, Aécio dá um aviso de que aceitar é uma coisa e concordar é outra bem diferente: "no Brasil, não se vota em candidato a vice-presidente". 

 "A política, em si, é a mais 
digna das atividades que 
um cidadão possa exercer"

É como se tivesse dito: "não me querem como candidato mas querem meus votos?"   

Além disso, diz que "o PT tem dificuldades históricas de ter uma posição generosa em favor do Brasil" e que a alternância de poder é saudável, mas está na hora de o PSDB voltar ao cargo mais alto da república.

Volto a dizer: Aécio seria o melhor candidato que puderíamos ter nas eleições desse ano. No PMDB, é claro. Para quem gosta de política vale a pena conferir a íntegra da entrevista.  

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Frei Galvão suspende atendimento pelo SUS

Do portal VNews

O Hospital Frei Galvão anunciou que a partir de hoje não vai mais atender pacientes do sistema Único de Saúde. O motivo, segundo a direção do hospital é a falta de pagamento pelos serviços prestados.

A dívida acumulada há anos já chega a sete milhões de reais. A unidade não recebe verbas do estado e nem do município e sobrevive com o recurso da rede particular. Hoje, cerca de 600 pessoas fazem tratamento de oncologia e 160 pacientes passam por hemodiálise.

O hospital também faz cirurgias cardíacas, angioplastia entre outros procedimentos médicos. O hospital atende pessoas de 16 cidades de toda a região.

O Ministério da Saúde, responsável pela verba do SUS, informou que o repasse é feito para o município e cabe a prefeitura destinar ao hospital. A prefeitura de Guaratinguetá, que é responsável por repassar a verba do Ministério da Saúde para o hospital. 

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

5 de abril de 2010

Também divulgamos uma Nota Oficial

Devido a um fato ocorrido ontem, me senti na obrigação de divulgar, em nome de Por Trás das Cortinas, uma Nota Oficial.

Recebemos de alguns novos eleitores elogios quanto à nossa linha editorial e imparcialidade. Muitas pessoas disseram que conheceram Por Trás das Cortinas devido à explosão da Órica e nos parabenizaram pelo trabalho e pela conduta imparcial que temos.

Parece que isso ainda não está muito claro para algumas pessoas da política local. Dessa forma, reiteraramos, agradecendo os elogios e alertando quem se julgar necessário, que o compromisso adotado por mim, Hugo N. Luz e por todos aqueles que fazem parte de Por Trás das Cortinas, o único compromisso que temos, é com a população, nossos eleitores. Há também um outro compromisso, mas ele é com a verdade e com nossa consciência. Não vamos falar em Deus ou jurar aqui, como fazem alguns políticos, pois acreditamos que trata-se de um questão pessoal de cada um, que não merece ser exposta.

Da política partidária, de onde faço questão de reiterar que me afastei a um ano, sobraram apenas os ensinamentos dos dois ícones com quem aprendi e aprendo até hoje: ex-vereadores Coelho e Fábio Marcondes, segundo os quais, para se dar bem no meio político e jornalístico o mais importante é não ter rabo preso com ninguém. Posso dizer de consciência tranquila: Eu, Hugo, não devo nada a ninguém. Nunca devi. Nunca recebi nada que não me fosse de direito. Nunca pedi nada que não devesse receber. Assim o faço para nunca trair aquele que me é digno de respeito, o eleitor.

Muito obrigado a todos que conheceram meu Blog e que querem fazer parte de nosso grupo, em busca de uma política mais justa, mais honesta e em benefício de todos e não de alguns poucos feudos.

Lorena, 03 de abril de 2010 - Hugo Nogueira Luz

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

Fotógrafo do Valeparaibano é agredido no PS de Taubaté

Texto extraído do Jornal Contato
A primeira informação foi dada pelo diretor de Saúde, Pedro Henrique Silveira, durante a audiência pública realizada pela Comissão de Saúde, Trabalho, Seguridade Social e Servidor Público, da Câmara Municipal, presidida pelo vereador e ex-prefeito Mário Ortiz (DEM). Em determinado momento, o titular da Saúde  isse perante vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde: “Hoje por exemplo! Fiquei sabendo  que um fotógrafo do Valeparaibano levou uns [tapas no] pé de orelha, na porta do Pronto Socorro. Bem  feito! Bem feito! Lá não é lugar pra ele ficar fotografando. Ele tem que pedir permissão. Pode? Não pode!

Quantas vezes a poderosa Rede Globo pediu pra entrar em um PAMO! Eu disse não vai entrar! Escrevam
ai! Não vai entrar! Por que eu tenho que defender o pudor das pessoas! Acabou!” (transcrição literal de seu discurso na Câmara, na terça-feira, 30) Esse arroubo de inexplicável violência, segundo o Jornal Valeparaibano, teria sido confirmadov no final da tarde de terça-feira, 30, pelo próprio diretor do Departamento de Saúde, que afirmou que “trabalho da imprensa, em áreas consideradas inadequadas, será contido com medidas enérgicas.


Para conferir o texto na íntegra, clique aqui.

Peço a todos que repassem essa notícia, em solidariedade ao excelente profissional e meu amigo, fotojornalista Thiago Leon e para que situações como essa nunca mais ocorram.

Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

4 de abril de 2010

De Olho na Rodada!


Fim de semana de definições e chocolates pascoais pelos estaduais de todo o Brasil. No Paulistão, São Paulo e Monte Azul movimentaram a indústria do chocolate e “presentearam” seus adversários com sonoras goleadas. Já em Bragança Paulista a vitória do Grêmio Prudente sobre os donos da casa não foi por uma grande diferença de gols, mas teve gosto tão doce quanto um ovo de Páscoa.

Com Santos e Santo André já garantidos nas semi-finais a briga agora é pelas ultimas duas vagas. E a rodada do fim de semana deixou três times, de fato, no páreo. Nada contra a Portuguesa, mas neste momento aposto no previsível.

Além do Grêmio de Presidente Prudente, que venceu o Bragantino por 3 a 2, e deve selar a vaga contra o despretensioso São Caetano na ultima rodada, São Paulo e Corinthians estão na briga.

Neste domingo o São Paulo aplicou um verdadeiro chocolate, digno de deixar qualquer coelho da páscoa com inveja. 5 a 0 sobre o Botafogo, no Morumbi. Além do placar elástico a vitória serve de motivação à equipe que vinha de uma derrota para o Corinthians na ultima rodada. O tricolor voltou a apresentar um bom futebol e deve confirmar a vaga contra o Santo André. Já garantido em segundo o time do ABC não deve endurecer contra o São Paulo.

Chocolate com gosto de semi-final: São Paulo goleia o Botafogo e praticamente garante vaga


Já o Corinthians fez sua parte: venceu o Ituano por 2 a 0, fora de casa, mas deve ficar de fora da próxima fase. Tem parada dura contra o desesperado Rio Claro na ultima rodada. A vitória interessa aos dois. E, simplesmente, por isso aposto em um empate. Timão fora e com foco no que realmente interessa ao torcedor: a Libertadores!

No Sul, o Inter deu fim à série de seis partidas sem vitórias e conquistou a vaga na próxima fase do Gauchão com uma vitória “achocolatada” sobre o Universidade. 4 a 0. Tudo em paz no Beira-Rio!

De Placa: Grêmio Prudente e a quinta vitória seguida. Sem se importar com o rótulo de “zebra” o ex-Barueri é só surpresa no Paulistão.

Canelada: Bahia e Fluminense de Feira de Santana e o “papelão” dos animais fantasiados de torcedores. Um confronto na arquibancada, durante o intervalo, foi o destaque da partida.

Curiosidade: O maior “chocolate” da história do futebol mundial rolou na Escócia. Em partida válida pela copa nacional, em 1985, o Arbroath fez “só” 36 a 0 sobre o Bon Accord. John Petrie foi o artilheiro da partida. Marcou 13 gols. Já no Brasil o responsável pela maior goleada é o Botafogo. Venceu o Madureira por 24 a 0, no Campeonato Carioca de 1909.

Leonardo Souza é estudante de jornalismo:

leosouza.jor@gmail.com / www.twitter.com/leocsouza

Read more...

Veja as fotos da explosão da Órica

A explosão na fábrica da Órica, embora tenha sido uma tragédia, trouxe bons frutos para Por Trás das Cortinas. Tivemos um grande número de acessos e conseguimos cumprir com o que mais desejamos: levar informações às pessoas.

Gostaria de agradecer aos inúmeros comentários (quase 40 até agora) que recebemos, dando informações, pedindo informações, dividindo a preocupação, elogiando. Enfim, percebemos que não estamos sozinhos.

E um dos comentários foi do Reginaldo Rocha, que contou que havia tirado fotos do momento da explosão, pois estava em uma área rural próxima ao local da explosão. Entrei em contato com ele e pedi que, se possível, ele enviasse as fotos para publicação.

Entendendo a situação e como, nas próprias palavras dele, essas fotos merecem ser exibidas, nos enviou imediatamente as fotos que seguem.



A primeira foto foi tirada assim que houve os clarões e mostra algo mais nítido, com formas mais definidas. Reginaldo conta que a segunda foto foi tirada no momento exato em que houve a explosão e o impacto do ar foi sentido. Isso ocasionou o desfoque da foto.


Mais uma vez agradeço a todos os que estiveram aqui, pois além de buscarem e darem informações, nos estimularam a buscar cada vez mais trabalhar e trazer essas notícias aqui.

Obrigado. 
Hugo Nogueira Luz é jornalista.
nogueiraluz@gmail.com

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.